Fiscalização em shoppings não registra irregularidades na volta do funcionamento

22/05/2020 20:42
Anselmo Cunha/PMPA
FISCALIZAÇÃO
Operação incluiu dez shopping centers e o Centro Popular de Compras

Com a reabertura dos shopping centers de Porto Alegre nesta sexta-feira, 22, o Escritório de Fiscalização da Prefeitura conferiu o cumprimento das determinações do decreto 20.583 em dez estabelecimentos, além de um centro comercial. O decreto permite a retomada de uma série de atividades econômicas, entre as quais os shoppings estão incluídos. Também estão liberados centros comerciais e galerias, restaurantes, igrejas e templos, equipamentos culturais e empresas dos setores de comércio e serviços. Nenhuma infração foi registrada na operação.  

“Mais do que fiscalizar, nossas equipes estiveram nos shoppings levando orientação e repassando procedimentos junto às administrações. Felizmente, temos como resultado a colaboração e o empenho dos responsáveis pelos locais, que apresentaram protocolos para a aplicação de medidas que asseguram a saúde e a segurança dos visitantes.” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior

O funcionamento das atividades foi permitido mediante uma série de condições, como respeito a regras de higienização e de funcionamento do ramo da alimentação, restrição ao número de clientes atendidos de forma simultânea, distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes nas áreas de trabalho e de circulação, e de fornecimento de máscaras de proteção facial aos trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo. 

Foram verificados os shoppings Moinhos de Vento, Iguatemi, Praia de Belas, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Shopping João Pessoa, a rede Bourbon Wallig, Assis Brasil, Country e Ipiranga, e o Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center. Ao longo do dia, também foram fiscalizados bares e restaurantes nas regiões do Centro Histórico e da Cidade Baixa. 

A ação fez parte da operação Esforço Concentrado, liderada pelo Escritório de Fiscalização. Desde 31 de março, já foram vistoriados 8.922 estabelecimentos comerciais e de serviços, indústrias e outros segmentos, como transporte, obras, parques e praças.

Participam fiscais da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Juliane Soska

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes