Fundo de Inovação e Tecnologia é regulamentado

21/08/2020 18:16
Divulgação/PMPA
startups
FIT/POA vai incentivar startups e buscar soluções inovadoras para problemas da cidade

A regulamentação do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (FIT/POA) e a instituição de seu Comitê Gestor foram publicadas em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa - página 1) desta sexta-feira, 21. Entre os objetivos do fundo, está incentivar a modernização da máquina pública, estimular e se aproximar de startups e buscar soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade em áreas como educação, saúde e segurança.

O FIT/POA será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e o Comitê Gestor será composto por sete representantes do poder público, dois do setor econômico, três de universidades com parques científicos-tecnológicos localizados em Porto Alegre e um membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet).

Conforme o decreto 20.704, que regulamenta o FIT/POA, poderão ser remetidos valores de até 1% dos recursos totais de origem pública municipal a cada startup selecionada nos programas de aceleração, com possibilidade de complementação do valor por outros meios de coinvestimento. Também poderão ser destinados recursos no limite de 40% do valor total do projeto contemplado às startups selecionadas nos programas de aceleração, igualmente com a opção de complementação dos valores por outros meios de coinvestimento. Somente dez startups poderão receber do FIT/POA, de forma simultânea, o valor máximo permitido individualmente.

Referência – Porto Alegre é referência nacional na área de inovação por abrigar um rico e diverso ecossistema que inclui universidades de ponta, ambientes de inovação de classe mundial e abundância de talentos e conhecimento. É a quarta cidade do país com maior número de startups - são 552, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

  

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten