Gabinete da Causa Animal apresenta ações à Comissão da Câmara Municipal

01/10/2021 12:45

O Gabinete da Causa Animal participou da reunião extraordinária virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A diretoria do órgão apresentou as principais ações e projetos em andamento, assim como as metas futuras para qualificar e fortalecer as políticas públicas e ações voltadas ao bem-estar dos animais na Capital.

As representantes do Gabinete da Causa Animal, Gisele Scheffer, Catiane Mainardi e Brunna Barni, demonstraram os trabalhos desenvolvidos junto a acumuladores de animais. “Para atender às 130 pessoas incluídas nesse cadastro, temos uma equipe com duas médicas veterinárias que semanalmente vão até a residência de algumas dessas pessoas. Já vistoriamos em torno de 30 locais”, afirmou Gisele.

Quanto a projetos e metas, Catiane destacou que têm sido realizadas as castrações e microchipagens. O objetivo é alcançar 20 mil castrações ao ano. Outro ponto de destaque é a renovação da parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários e de pequenos animais (Anclivepa/SP) para administração da Unidade de Saúde Animal Victória e albergagem de animais. Ainda estão sendo feitas ações de castração no Loteamento Bom Fim, dentre outras localidades; vacinação e educação animalista em comunidades; eventos para o aniversário de Porto Alegre; confecção de cartilha educativa própria voltada à educação animalista de crianças; e a atualização da Lei Complementar 694/2012, que rege a proteção animal do município.

Participaram da reunião entidades e protetores da causa animal que destacaram a importância da ampliação dos atendimentos e horários na Unidade de Saúde, transparência de dados e fortalecimento da política de proteção.
 

Ivani Schütz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes