Gabinete da Causa Animal cadastra interessados em solicitar a castração de cães e gatos

30/09/2021 08:43
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Na data e hora agendadas, os inscritos deverão levar o animal na Unidade de Saúde Animal

O Gabinete da Causa Animal cadastra nesta quinta-feira, 30, interessados em solicitar a castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente via protocolo, pelo telefone 156 da prefeitura, durante todo o dia, a partir das 8h. Serão feitos 700 protocolos. Cada pessoa poderá solicitar a castração de cinco animais: três fêmeas e dois machos. A ação ocorre a cada três meses e é voltada aos animais de famílias inscritas no Cadastro Único, mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS) ou do Bolsa Família.

O tutor do animal precisa ser morador de Porto Alegre. É obrigatório levar o comprovante de residência no dia da castração. Após a inscrição, o tutor deverá aguardar o contato telefônico para o agendamento do dia e horário da cirurgia. 

Instruções - Na data e hora agendadas, os inscritos deverão levar o animal na Unidade de Saúde Animal (Usav), localizada na Estrada Bérico José Bernardes, 3489 (parada 19 da Lomba do Pinheiro). O tutor deverá aguardar na unidade até a liberação do animal, após o procedimento. O animal deve realizar jejum de seis horas (água e comida). Após o procedimento, o tutor deve seguir as orientações prescritas: comprar e administrar os medicamentos, realizar a limpeza e cuidados com os pontos cirúrgicos, repouso e isolamento do animal se necessário.

Documentos - No dia do procedimento, levar documento com foto, comprovante de residência e Cartão Bolsa família, ou Número de Inscrição Social ativos  (NIS).
A diretora-geral do Gabinete da Causa Animal, advogada Catiane Mainardi, destaca que é importante a conscientização da população quanto ao controle populacional dos animais através da castração, para se evitar as ninhadas indesejadas e o abandono.
 

Ivani Schütz

Andrea Brasil