Gestores debatem integração entre as guardas municipais durante encontro na Capital
A integração entre as guardas municipais pautou o Fórum de Segurança da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado na manhã desta quinta-feira, 8, em Porto Alegre. O prefeito e presidente da entidade, Sebastião Melo, abriu o evento e reforçou a importância dos órgãos de segurança atuarem em conjunto para fortalecer as políticas de combate à criminalidade. A reunião ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. Estiveram presentes secretários de segurança, comandantes e representantes das guardas municipais.
“Precisamos focar em três pilares – integração, inteligência e investimento – para atuarmos com maior eficiência a fim de ampliarmos a segurança na região. Devemos estreitar os laços entre os municípios vizinhos para trabalharmos de forma conjunta no combate à criminalidade”, reforçou Melo.
O presidente da Granpal afirmou ainda que a segurança de uma cidade é ampliada quando os órgãos de segurança contam com apoio de políticas públicas, ações de inclusão social, educação, investimentos em iluminação pública, ocupação de espaços e maior circulação urbana, por exemplo.
Durante encontro, o diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand, e o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda, também fizeram um balanço sobre as ações adotadas na Capital e projetaram parcerias futuras com os demais municípios vizinhos.
A Granpal é formada por 19 municípios da Região Metropolitana, que somam juntos mais de 3,7 milhões de habitantes, mais de 36% da população do Estado. Somados, os PIBs destas prefeituras representam quase 33% da riqueza do Rio Grande do Sul.
Lissandra Mendonça