Grupo Ouro encanta o Porto Seco na segunda noite de desfiles

08/05/2022 11:36
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Com público total de 12 mil pessoas, foliões permaneceram no sambódromo até as 6h36 deste domingo

Nove escolas de samba do Grupo Ouro atravessaram a avenida do Complexo Cultural do Porto Seco nesse sábado, 7. O início dos desfiles ocorreu às 21h, com Fidalgos e Aristocratas. Com público total de 12 mil pessoas, entre pagantes e componentes das escolas, os foliões permaneceram no sambódromo até a manhã deste domingo, 8, para acompanhar a última agremiação a desfilar, a Império da Zona Norte, que entrou na avenida às 6h36. 

Cesar Lopes/PMPA
CULTURA
Prefeito e a primeira-dama desfilaram junto com o Bloco do DMLU

Para dar início aos desfiles no sambódromo, o prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama, Valéria Leopoldino, juntamente com servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coloriram a avenida vestidos de laranja e conscientizando sobre sustentabilidade. O Bloco da Saúde também desfilou na avenida para alertar a respeito do combate à dengue, sexo com segurança e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

As nove escolas do Grupo Ouro, que desenvolveram seus enredos por 60 minutos, foram: Fidalgos e Aristocratas, seguida de Acadêmicos de Gravataí, União da Vila do IAPI, Império do Sol, Bambas da Orgia, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina e, por fim, a Império da Zona Norte.

A Corte do Carnaval de Porto Alegre, comandado pelo Rei Momo Ubirajara Borba da Silva e pela Rainha Kênya Regina Silveira Teixeira, juntamente com a Primeira Princesa Solange Nazário Medeiros Lobato e Segunda Princesa Cássia Katherine Joaquim dos Santos da Silva, saudou todas as escolas durante os desfiles. Para o Rei Momo, a retomada do Carnaval é muito significativa. “ Esse momento nos faz acreditar que, mesmo em meio às dificuldades, o Carnaval vive”, ressaltou. 

Apuração - A apuração será realizada na terça-feira, 10, no Porto Seco, e nesta edição o acesso e descenso se dará da seguinte forma:
– A escola classificada em nono lugar no Grupo Ouro será rebaixada para o Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em primeiro e segundo lugares do Grupo Prata ascenderão ao Grupo Ouro em 2023.
– Não haverá descenso de escola do Grupo Prata para o Grupo Bronze.
– As escolas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares do Grupo Bronze ascenderão ao Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em quinto e sexto lugares do Grupo Bronze não desfilarão em caráter competitivo no Carnaval Oficial de Porto Alegre pelo prazo de dois anos, podendo desfilar na categoria "convidadas".
– As escolas de samba convidadas em 2022 não serão julgadas, não acumularão pontuação e também não haverá avaliação e competição na categoria Tribo Carnavalesca.

Os desfiles continuam neste domingo, 8, com as escolas de samba convidadas, que não serão julgadas. Confira a ordem dos desfiles:

Domingo, 8 - Convidadas - 30 minutos de desfile
17h40 - Filhos da Candinha
18h20 - Império dos Herdeiros

Grupo Bronze - 40 minutos de desfile
19h - Cohab-Santa Rita
19h50 - Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo) 
20h40 - Unidos do Guajuviras (Canoas)
21h30 - Mocidade da Lomba do Pinheiro
22h20 - Acadêmicos da Orgia
23h10 - Filhos de Maria

  

 

Cindy Vitali

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes