Mais Comunidade consolida diálogo com moradores e lideranças da Região Nordeste

13/12/2025 16:14
Filipe Karam/PMPA
Mais Comunidade
Ação contou com visitas a obras, vistorias técnicas e escuta direta das demandas apresentadas por moradores e lideranças comunitárias

A Prefeitura de Porto Alegre realizou na manhã deste sábado, 13, mais uma edição do programa Mais Comunidade, contemplando, desta vez, a Região Nordeste da Capital, correspondente ao bairro Mário Quintana. A ação contou com visitas a obras, vistorias técnicas e escuta direta das demandas apresentadas por moradores e lideranças comunitárias.

“Quando a prefeitura planeja e decide junto com a comunidade, o resultado é melhor. No Mais Comunidade, a gente escuta, visita as obras e verifica diferentes demandas do bairro, sempre com as lideranças ao lado. É assim, com participação popular e diálogo aberto, que vamos ajustando as prioridades e melhorando a vida nas regiões” - Prefeito Sebastião Melo.

O percurso teve início na rua Frederico Eduardo Sobbé, com vistoria às obras da Unidade de Saúde Irmãos Maristas, e seguiu até a rua Sebastião do Nascimento, onde foi analisada a área destinada à construção da Escola Municipal de Educação Básica Timbaúva. Na rua Afonso Moacior Cerioli, em espaço de lazer às margens do Arroio Feijó, foram tratadas melhorias na iluminação pública, limpeza de resíduos descartados irregularmente, qualificação de brinquedos, bancos e mesas, além de ações da Assistência Social para atendimento à população em situação de rua. A praça Jorge Roberto da Silveira também esteve na pauta, com encaminhamentos para revitalização do espaço e prevenção à violência e à drogadição.

Durante a visita ao Serviço de Atendimento Familiar (SAF), mantido pelo Centro Social Marista (Cesmar), em parceria com a prefeitura, foi tratada a proposta de alteração do convênio vigente, com a transferência de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) para a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Já na Comunidade Marcos Klassmann, na rua dos Coqueiros, moradores apresentaram demandas relacionadas à drenagem de águas pluviais, fiscalização do descarte irregular de esgotos, assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social e revitalização da praça local.

A agenda também incluiu a vistoria às obras da Escola Municipal de Educação Infantil Raul Cauduro, na rua Maria Feoli Guaragna. No local, o secretário adjunto de Educação, Jorge Murgas, informou que os trabalhos serão retomados em janeiro, com previsão de conclusão em até 18 meses. Em seguida, o prefeito e a equipe visitaram a Horta Comunitária Agroflorestal desenvolvida pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), em parceria com a comunidade, e trataram da construção do Posto de Saúde Batista Flores.

O roteiro passou ainda por demandas de sinalização de trânsito e revitalização do jardim na rótula da estrada Martim Félix Berta com a avenida Figueira e a alameda da Fumaça, melhorias no entorno do Terminal de Ônibus Campo Safira, intervenções na rua Regina de Araújo e ações de drenagem no Parque Chico Mendes, que viabilizam o início das obras do Posto de Saúde Chácara da Fumaça. A atividade foi encerrada com a visita a uma feira de empreendedores da região

O titular da Smgov, Cássio Trogildo, destaca a importância do Mais Comunidade no fortalecimento do elo entre o governo municipal e a população. "Esta foi a 15ª edição realizada neste ano e cada vez mais percebemos o quão é exitosa essa proximidade que o programa realiza entre governo e comunidades, pois, além de demandar, a população também nos ajuda a construir soluções", enfatiza.

 

Raul Fernandes

Andrea Brasil