Mais Comunidade encaminha demandas de zeladoria, segurança e regularização fundiária na Região Centro

23/05/2026 15:20
Gustavo Garbino/PMPA
Mais Comunidade
Melo destacou que o Mais Comunidade aproxima a população dos entes públicos, enfrenta os problemas reais e entrega as soluções possíveis

A Prefeitura de Porto Alegre realizou na manhã deste sábado, 23, mais uma edição do programa Mais Comunidade, contemplando a Região Centro do Orçamento Participativo (OP). O roteiro percorreu diferentes bairros da Capital, reunindo moradores, lideranças comunitárias e representantes do Executivo Municipal para encaminhar demandas relacionadas à segurança, assistência social, educação, infraestrutura urbana e regularização fundiária.

O prefeito Sebastião Melo acompanhou a ação e destacou a importância da aproximação entre poder público e comunidade.

"O Mais Comunidade aproxima a população dos entes públicos, enfrenta os problemas reais e entrega as soluções possíveis. Na Região Centro, ouvimos pedidos sobre zeladoria de espaços públicos, assistência social, educação, entre outros. Mas com demandas infinitas e recursos limitados, precisamos estar sempre próximos da comunidade para priorizar os problemas que vão causar impactos positivos reais na vida da população" - Prefeito Sebastião Melo.

O roteiro iniciou-se junto à escadaria da rua General João Manoel, no Centro Histórico, onde lideranças comunitárias solicitaram maior atenção quanto à iluminação pública, reforço na segurança por meio da instalação de câmeras de monitoramento e ampliação das rondas da Guarda Municipal. Moradores relataram frequente presença de usuários de drogas e pessoas em situação de rua no local. Também foram encaminhados pedidos de poda e limpeza da área, além do anúncio de um projeto paisagístico paliativo até a execução das intervenções previstas pelo programa Centro+, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na sequência, a comitiva visitou a Escola Estadual Rio Grande do sul, na rua Washington Luiz, atualmente municipalizada e em processo de reconstrução em parceria com o Instituto Cultural Floresta. A futura unidade atenderá a Educação Infantil, com previsão de conclusão das obras para outubro deste ano. O grupo esteve também no Quilombo Mocambo, onde a pauta da regularização fundiária do espaço foi debatida entre o prefeito e representantes da comunidade. O espaço também deverá receber uma horta comunitária implementada pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov).

O roteiro seguiu para a Casa D, no bairro Farroupilha, onde representantes da comunidade Planetário solicitaram a redistribuição e otimização das salas do espaço para atividades desenvolvidas pela instituição parceria Misturaí. Já na Praça Piratini, no bairro Azenha, próximo ao Colégio Júlio de Castilhos, moradores relataram preocupação com a grande presença de pessoas em situação de rua, apontando sensação de insegurança e redução do uso da praça pela população. Entre os encaminhamentos estão o cercamento e a revitalização do monumento em homenagem ao general farroupilha Bento Gonçalves, além de melhorias no playground.

O encerramento da ação ocorreu no bairro Menino Deus, junto à Rótula do Papa, onde moradores também manifestaram preocupação com a presença excessiva de pessoas em situação de rua. Foram solicitadas podas de árvores no entorno da rótula e esclarecimentos sobre a situação da área do Estádio Olímpico, após decisão da 36ª Vara Cível de São Paulo, que reconheceu a quitação da dívida da Arena do Grêmio e determinou a entrega do antigo estádio às empresas proprietárias do terreno da Arena até 2034.

O secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural Cássio Trogildo ressaltou a importância do diálogo permanente com a população. "O nosso Centro Histórico e seus bairros próximos, que formam a Região Centro do Orçamento Participativo, apresentam uma série de desafios no cotidiano de atendimento do serviço público. Mas é preciso também reconhecer os avanços, como o programa Centro+ e diversas outras iniciativas que vêm sendo implementadas, tanto nos serviços quanto na mobilidade urbana. O Mais Comunidade vem para aprimorar o que já está sendo feito e planejado, fazendo com que a população tenha voz para apontar o que é prioridade e, juntos, construir soluções", destacou.

  

 

Raul Fernandes

Andrea Brasil