Executivo

Mais de dez mil estabelecimentos são fiscalizados pela prefeitura

03/06/2020 09:38
Anselmo Cunha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Ação reúne agentes de oito órgãos municipais para garantir a efetividade dos decretos de enfrentamento da pandemia

A Prefeitura de Porto Alegre já fiscalizou mais de dez mil estabelecimentos para conferir o cumprimento das normas relacionadas ao coronavírus. Ao todo, foram 10.046 comércios, indústrias e serviços verificados desde o dia 31 de março com a operação Esforço Concentrado Covid-19. Coordenada pelo Escritório de Fiscalização, a ação reúne agentes de oito órgãos municipais, que percorrem a Capital para garantir a efetividade dos decretos de enfrentamento da pandemia. Dos locais averiguados até o momento, 200 foram interditados.

“A operação continua nas ruas para mais do que fiscalizar, para levar orientação e informação. É essencial a responsabilidade dos empreendedores e dos cidadãos com os protocolos e com as medidas de segurança” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

A operação fiscaliza também os setores de transporte, obras, praças e parques, bem como faz orientação individual de pessoas. Já foram averiguados 8.558 ônibus, táxis e lotações. Da mesma forma, foram realizadas 4.689 verificações de praças e parques, e 3.785 pessoas foram orientadas a permanecer em casa e tomar os cuidados de saúde necessários. Em relação às obras, foram 296 vistorias e 19 interdições.

Participam das ações fiscais da Diretoria de Fiscalização - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
Juliane Soska

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes