Marchezan cobra opções de reformulação do transporte público

01/04/2020 18:59
Anselmo Cunha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito conversou com dirigentes das empresas de ônibus do município

O prefeito Nelson Marchezan Júnior realizou nesta quarta-feira, 1º, uma videoconferência com dirigentes e representantes das empresas de ônibus que operam o transporte público em Porto Alegre. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal cobrou propostas efetivas de reformulação do modelo de prestação desse serviço na Capital. Para ele, a crise desencadeada pelo coronavírus evidencia a necessidade de o setor se reinventar e buscar a sustentabilidade financeira – sem abrir mão de sua função social. 

Nos últimos anos, o segmento vem verificando queda no número de passageiros e, consequentemente, em seu volume de receitas. Com a crise do coronavírus, esse processo se agravou – e algumas concessionárias já registram diminuição de até 80% no número de passageiros transportados. “Se não tivermos medidas emergenciais de socorro do governo federal, e se não pensarmos também em novas soluções estruturantes de médio prazo, o transporte coletivo vai parar em Porto Alegre. Precisamos buscar formas de viabilizar esse serviço ou haverá um caos não só na saúde, mas também na área social e econômica da cidade”, aponta Marchezan. Ele lembrou dos projetos enviados recentemente à Câmara, que continham propostas disruptivas para garantir a sustentabilidade do setor, mas acabaram rejeitadas pelos vereadores.

Além de Marchezan, participaram da videoconferência os dirigentes da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), da Carris, da EPTC e de concessionárias privadas de transporte público na Capital. Os secretários Rodrigo Tortoriello (Mobilidade Urbana), Bruno Miragem (Enfrentamento ao Coronavírus) e Orestes de Andrade Júnior (Comunicação Social) também estiveram presentes, assim como o vereador Mauro Pinheiro.


Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Andreas Müller

André Malinoski

Acompanhe a prefeitura nas redes