Marchezan e representantes de hospitais debatem futuro da saúde

03/06/2019 15:24
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Encontro reuniu em Porto Alegre prestadores hospitalares filantrópicos do país

Representantes dos principais prestadores hospitalares filantrópicos de Porto Alegre e do país estiveram reunidos com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o vice, Gustavo Paim, e secretários municipais, no Hotel Continental, na manhã desta segunda-feira, 3, para discutir o futuro da saúde pública. O encontro contou ainda com a participação, via Skype, do ex-titular da pasta da Saúde do município e atual secretário executivo-adjunto do Ministério da Saúde, Erno Harzheim.

Marchezan e o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, mostraram a estrutura da rede municipal e os avanços da saúde pública nos últimos dois anos. Entre os caminhos escolhidos para melhorar o atendimento aos porto-alegrenses, estão a contratualização de serviços, com transparência e segurança jurídica, a ampliação de leitos em mais de 300 unidades, Telemedicina, horário estendido nos postos, agendamento eletrônico, Clínica da Família e ampliação da rede de saúde mental, além dos investimentos em Atenção Primária e aumento da cobertura de Equipes de Saúde da Família. “Convido vocês para, juntos, consolidarmos e apontarmos os caminhos para a política de saúde pública’’, disse o prefeito, ressaltando que o governo está alinhado política e tecnicamente com o Ministério da Saúde.

Estiverem presentes os diretores dos hospitais Sírio Libanês, Fernando Torelly, e Albert Einsten, Guilherme Schettino; os superintendentes do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, Tanira Torelly e Luciano Hammes. Pelo Hospital Mãe de Deus, participaram os superintendentes Fernando Barreto e Eduardo Blanski; pelo São Lucas da PUC, o vice-reitor, Jaderson Costa, e o superintendente-adjunto, Irmão Lauri Reck. Representaram a Santa Casa o diretor-geral, Júlio Matos, os diretores Antonio Kalil e Ricardo Kroef e o gerente-executivo, Fábio Etges. O Instituto de Cardiologia foi representado pelo diretor-presidente, Marne de Freitas Gomes; diretor Glauber Signorini; chefe de emergência, Henrique Gomes, e os diretores Thiago Leiria e Gustavo de Lima.

O Hospital Divina Providência foi representado pelos diretores José Soares e Mário Abílio Jaeder Neto e pelo coordenador de planejamento, Olvides Matini. Pela Associação Vila Nova, participaram o presidente, Dirceu Dal´Molin; o superintendente administrativo, Jalmir Pin; e os diretores do Hospital Restinga Extremo Sul, Carlos Henrique Casartelli e Paulo Scolari.

Também participaram do debate o secretário-adjunto da Saúde de Porto Alegre, Natan Katz; a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro; o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros; a procuradora-geral do Município, Eunice Nequete; o vereador Mauro Pinheiro e o chefe de gabinete do prefeito, Christian Lemos.   

 

Lissandra Mendonça e Neemias Freitas

Rui Felten