Marchezan participa de congresso nacional de saúde em Brasília

03/07/2019 11:25
O prefeito Nelson Marchezan Júnior participa nesta quarta-feira, 3, do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorre entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.  Marchezan, que também é vice-presidente de Saúde da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), é um dos palestrantes da abertura do evento. Com o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", o congresso promove o encontro de mais de 5 mil pessoas, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades.

Durante o evento, será promovida a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS", com apresentação de até 500 experiências exitosas de secretarias municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país da Saúde. A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta a experiência Sistema de Dispensação de Medicamentos (DIS). Através do sistema foi possível a economia de mais de R$ 4 milhões em 2018, com a gestão correta dos estoques e controle de vencimentos.

Os recursos economizados foram utilizados para o aumento do leque de oferta de medicamentos gratuitos para a população nas farmácias distritais do município e também para a criação do site de busca de medicamentos que deve ser lançado em breve.

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner