Marchezan reúne-se com lojistas e lideranças empresariais do comércio

18/06/2020 08:43
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito anunciou que prepara novos decretos e mantém canal aberto com os empresários

O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirmou, em videoconferência com representantes de lojas, executivos de shopping centers e lideranças empresariais, na noite dessa quarta-feira, 17, que se vê na obrigação de tomar decisões para conter o aumento da velocidade na ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre. Marchezan anunciou que prepara novos decretos para as próximas semanas, dentro da estratégia de restrição da circulação de pessoas, e mantém um canal aberto com o comércio para sugestões.

“Fomos obrigados a fechar empresas com faturamento anual acima dos R$ 4,8 milhões. As lojas que se enquadram neste critério geralmente atraem muita gente, o que pode gerar aglomeração, contato e trânsito”, disse o prefeito.

Para Marchezan, “são ambientes com tamanho maior, mais variedade de produtos, mais capacidade e mais empregados, e que, portanto, atraem maior público, pessoas que saem de casa, muitas vezes, utilizando o transporte público”.

Circulação - Marchezan acrescentou que o aumento na velocidade da ocupação dos leitos de UTIs obrigou a busca de ferramentas para conter a circulação de público. “A melhor receita é manter as pessoas em casa e reduzir a atividade urbana, ainda que sejam decisões tristes, difíceis. É isso que o mundo todo está fazendo”, disse.

O prefeito utilizou dados de monitoramento da situação epidemiológica e sanitária na Capital para explicar as medidas de distanciamento social e restrições a atividades econômicas adotadas. No início da noite desta quarta-feira, dos 612 leitos de UTI de Porto Alegre, 506 (82,5%) estavam ocupados, sendo 81 deles (13%) por pacientes em tratamento de Covid-19. 

Participaram da reunião executivos das lojas Renner, Aduana, Casas Maria, Superfestas, Rabusch, Bibi, Pompéia, Lebes, Boticário, Colombo, Aldo Magazine e Livraria Cameron, além de representantes do Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Shopping Total. Pelo governo, participaram os secretários municipais Pablo Stürmer (Saúde), Leonardo Hoff (Desenvolvimento Econômico) e Christian Lemos (Relações Institucionais).

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

  

 

Paulo Fontoura e Vanessa Sampaio

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes