Marchezan reúne-se com prefeitos da Granpal
O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se nesta terça-feira, 16, com prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Por videoconferência, Marchezan explicou os critérios técnicos adotados pela Capital para restringir as atividades econômicas e sociais em resposta à demanda crescente por leitos de UTI para pacientes com coronavírus. Na manhã de hoje, Porto Alegre registrava 78 leitos de UTI ocupados por pacientes em tratamento da Covid-19, do total de 497 leitos operacionais em uso - o que representa lotação de 80% da capacidade total.
Segundo Marchezan, o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre analisa diariamente a situação epidemiológica e sanitária da Capital e tem na ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva seu principal indicador.
“Temos muitos dados à disposição, mas o fator que nos leva a tomar as decisões, que são drásticas e tristes, é a ocupação dos nossos leitos de UTI. Se as nossas projeções de aumento da velocidade de ocupação de UTI se confirmarem, não descartamos tomar ações ainda mais restritivas nos próximos dias”- Prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Os gestores municipais discutiram possíveis ações conjuntas para conter a velocidade de proliferação do novo coronavírus. Marchezan sugere analisar a possibilidade de iniciativas articuladas com as empresas de ônibus metropolitano e Trensurb, já que o número de passageiros que usam o transporte público é uma das peculiaridades de alto impacto para cada Município. "Esse eixo de deslocamento certamente interfere na questão epidemiológica", destaca.
A prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Margarete Ferreti, avalia que "este é o momento de sermos sensíveis a essas dificuldades e nos unirmos para analisar se é possível tomar algum encaminhamento conjunto".
Também participaram os prefeitos Luiz Carlos Busato (Canoas); Ary Vanazzi (São Leopoldo); Miki Breier (Cachoeirinha); Tânia Terezinha da Silva (Dois Irmãos); Marco Alba (Gravataí); Daiçon Maciel da Silva (Santo Antônio da Patrulha); José Sperotto (Guaíba); Emanuel Hassen de Jesus (Taquari); Luciano Rocha (Arroio dos Ratos); Leonardo Pascoal (Esteio); Murilo Machado (Triunfo); Luís Rogério Link (Sapucaia do Sul); Luciano Orsi (Campo Bom); além do vice-prefeito Valdir Jorge Elias (Viamão).
Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
Fabiana Kloeckner