Melo defende mais políticas públicas a idosos e pessoas com deficiência

26/01/2021 08:43
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito falou na abertura do 6º Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades

O prefeito Sebastião Melo participou, na tarde dessa segunda-feira, 25, da abertura do 6º Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades (FSM PI), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento, com apoio da prefeitura, segue até o dia 29 em formato 100% virtual, em decorrência da pandemia do coronavírus. Poderá ser acompanhado pelo Canal do Youtube da Assembleia Legislativa, pelo Facebook, pela Rádio e pela TV da Assembleia Legislativa.

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, realizado no ano passado, Porto Alegre é a segunda cidade do país com mais proporção de idosos: 14,05%. O prefeito Sebastião Melo disse que, diante do aumento da população acima dos 60 anos, é preciso ter cada vez mais políticas públicas a essas pessoas e também àquelas com algum tipo de deficiência. “Não basta ter maior longevidade, é preciso ter qualidade de vida. Só fóruns não resolvem, é preciso ter atitude”, afirma Melo.

Neste sentido, de acordo com o prefeito, haverá um trabalho em esforço conjunto de toda a sua equipe de governo, nos próximos quatro anos. Porém, para ele, o desafio não é somente de governo. “Os governos sozinhos não melhoram a vida das pessoas nem da cidade. Aqueles que fazem boas parcerias conseguem avançar, e é assim que vamos trilhar em nossa gestão para melhorar as políticas em favor dos idosos e da população com deficiência”, enfatiza.
 
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, disse que "Porto Alegre é uma capital reconhecida como Cidade Amiga do Idoso, e precisamos manter esse status melhorado, em muito, o atendimento e a acessibilidade para nossos idosos".
 
Conferência - Após a solenidade, ocorreu a Conferência Magna de Abertura, feita pelo epidemiologista e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC-Brasil) e médico brasileiro criador do Programa Cidade Amiga do Idoso. Logo depois, houve apresentações culturais de Antonio Flores Quarteto e Renato Fagundes, João Almeida Neto, Instrumental Picumã, Izabel L´Aryan, Valéria Barcellos e Banda DeClassic.

Também participaram o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa, e, representando o governador Eduardo Leite, o deputado estadual Ernani Polo.

  

 

Ivani Schütz

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes