Melo e comerciantes debatem melhorias e revitalização do Centro

03/05/2021 19:26
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito citou, entre as ações previstas, o cancelamento do aumento de IPTU, liberação de microcréditos e um novo plano diretor

A revitalização e urbanização do Centro Histórico pautou o encontro do prefeito Sebastião Melo e do vice-prefeito Ricardo Gomes com representantes da Associação dos Restaurantes do Centro de Porto Alegre (Arpoa), na tarde desta segunda-feira, 3, no Girassol Restaurante, localizado na avenida Borges de Medeiros. O encontro reuniu mais de 30 comerciantes e empresários. Durante a reunião, eles encaminharam sugestões para garantir a retomada das atividades e potencializar as ações no Centro.

Além de estratégias para segurança pública, os comerciantes também falaram sobre os impactos causados pela pandemia, que resultaram no fechamento de diversas lojas, assim como a debandada de moradores do bairro.

"Nós pegamos a prefeitura em um momento difícil da pandemia e estamos trabalhando duramente para entregarmos uma Porto Alegre melhor. O Centro é a alma de uma cidade. Este abre e fecha liquidou o Estado em especial a Capital. Com base na ciência estamos trabalhando para retomar as atividades com segurança, respeitando os protocolos sanitários” - Prefeito Sebastião Melo.

Para o presidente da entidade, Ari Anselmini, o encontro realizado entre Executivo e comerciantes reforçou a união das partes para transformar o Centro em potência local. “Precisamos oxigenar o Centro. Em 30 anos de trabalho nunca vi nada parecido. Houve uma descentralização de pessoas na cidade”, disse.

A fim de atenuar os impactos econômicos, Melo reiterou que o aumento futuro de IPTU será cancelado, e a liberação de microcréditos, além da elaboração de um novo plano diretor para região, auxiliará os empresários neste processo de transformação da área.

O secretário Cezar Schirmer, titular da pasta de Planejamento e Assuntos Estratégicos, também reforçou que o Centro receberá uma série de iniciativas para reaquecer a economia e, por consequência, brecar o êxodo de pessoas e negócios na região. Além disso, outras ações serão iniciadas neste mês com foco na segurança pública, tornando a região segura para começar seu processo de recuperação.

Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Lorenzoni, e o adjunto Vicente Perrone, além dos titulares da Saúde, Mauro Sparta, de Enfrentamento ao Coronavírus, César Sulzbach, Administração e Patrimônio, André Barbosa, e o procurador-geral do Município, Roberto da Rocha.

 

Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes