Melo e Pascoal participam de encontro nacional sobre educação no Rio de Janeiro

25/07/2025 17:29
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito lembrou que o déficit da Educação Infantil foi reduzido em 40% neste semestre na Capital

O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, participaram nesta sexta-feira, 25, do 1º Encontro Embaixadores da Educação, no Rio de Janeiro. O evento reuniu gestores públicos de grandes cidades brasileiras para debater estratégias de transformação educacional.

Foram definidos encaminhamentos importantes, como a elaboração de propostas conjuntas via Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o estabelecimento de um canal de diálogo com o Ministério da Educação (MEC) sobre pautas prioritárias para a educação pública. O prefeito e o titular da Smed também apresentaram avanços e desafios da rede municipal de ensino, com destaque para ações recentes na capital gaúcha.

“Este encontro reforça a importância da troca permanente entre gestores comprometidos com a educação. Os desafios são grandes, e é essencial termos clareza nos diagnósticos. Em Porto Alegre, já reduzimos em 40% o déficit na Educação Infantil só neste semestre, graças ao planejamento e ao estabelecimento de metas objetivas. Iniciativas como esta mostram que, com cooperação, podemos avançar ainda mais” - Prefeito Sebastião Melo.

Pela manhã, os participantes visitaram o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, maior escola da rede municipal carioca, referência em ensino integral, práticas esportivas e uso de tecnologia na aprendizagem. Na sequência, ocorreram painéis temáticos com troca de experiências e análise de dados sobre temas como Educação Infantil, Educação Especial, ensino em tempo integral e desigualdades de aprendizagem.

“O encontro fortalece a estratégia que adotamos em Porto Alegre de buscar boas experiências na educação pelo Brasil, mostrando que estamos no caminho certo. Projetos como o Porto da Educação já incorporam ações comprovadas em outras cidades: foco na alfabetização, ampliação do ensino integral, valorização de professores por desempenho e formação de gestores escolares. Temos convicção de que esses passos contribuirão significativamente para a qualidade da educação na Capital”, completa Pascoal.

Organizado pelo Centro Lemann, com apoio da FNP e do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (CONSEC), o encontro lançou uma mobilização nacional por uma educação pública inclusiva, de qualidade e com resultados duradouros. O prefeito Sebastião Melo e o secretário Pascoal retornam a Porto Alegre na manhã deste sábado, 26.  

 

Marcelo Viola

Cristiano Vieira