Melo reforça diálogo para cessão definitiva da Usina do Gasômetro em Brasília
O prefeito Sebastião Melo esteve nesta terça-feira, 21, na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Brasília, para tratar novamente da cessão definitiva da Usina do Gasômetro a Porto Alegre, espaço que a prefeitura administra desde a década de 1980.
Participaram do encontro a secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, e o superintendente da SPU no Rio Grande do Sul, Emerson Rodrigues.
“A Usina não é da prefeitura, é do cidadão de Porto Alegre. Investimos recursos para reformar o prédio e queremos construir uma solução definitiva para que a cidade possa usufruir deste equipamento e de todo o simbolismo e cultura que ele representa” - Prefeito Sebastião Melo.
Ficou agendada uma nova reunião para apresentação detalhada e atualizada das propostas de uso do equipamento. A prefeitura mantém negociações com a antiga Eletrobras e o governo federal desde 2021, buscando a cessão definitiva. Após a suspensão judicial do edital de PPP, as tratativas foram intensificadas.
Congresso Nacional - Na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Melo participou de audiência pública sobre o Projeto de Lei 1087/2025, que isenta do Imposto de Renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil. Representando a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito defendeu junto ao relator, senador Renan Calheiros, a necessidade de compensação financeira aos municípios para evitar perdas na arrecadação da folha dos servidores.
Melo também acompanhou a audiência que discutiu a proposta de tarifa zero no transporte coletivo urbano.
Reconstrução - Em agenda paralela, o prefeito e o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, reuniram-se com o ministro das Cidades, Jader Filho, para tratar do andamento do Minha Casa Minha Vida, da seleção de beneficiários e de obras de reconstrução e prevenção a cheias.
Cristiano Vieira