Melo visita zona portuária do Rio e busca modelos para revitalização do Centro Histórico

10/08/2021 18:21
Bruno Bertuzzi/PMPA
EXECUTIVO
Projeto implementado na capital fluminense transformou a área em um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade

Um dia após lançar o programa Centro+, para revitalização do Centro Histórico, o prefeito Sebastião Melo vistoriou na tarde desta terça-feira, 10, a remodelação do Porto Maravilha, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. O amplo projeto de revitalização implementado na capital fluminense vem transformando a área em um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade.

“Estamos trocando experiências e buscando soluções urbanas para melhorar a vida dos porto-alegrenses. Como eles têm feito intervenções muito parecidas com o que pretendemos, estamos detalhando as ações tomadas no Rio de Janeiro para qualificarmos ainda mais nossa estratégia”- Prefeito Sebastião Melo.

No Porto Maravilha, foi firmada parceria público-privada (PPP), com valor superior a R$ 7 bilhões, por 15 anos de concessão. Além das obras de revitalização, o consórcio também é responsável pela garantia de todos os serviços públicos no local. A visita foi guiada pelo secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), Gustavo Guerrante.

No começo da tarde, Melo foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes no Palácio da Cidade. Durante reunião-almoço, foram debatidas parcerias futuras entre as capitais. Melo e Paes também falaram sobre o atual cenário político do país, assim como as ações de enfrentamento da pandemia. “Assim como Porto Alegre, a Prefeitura do Rio de Janeiro também tem apostado nas áreas de tecnologia, inovação e urbanismo para transformar a cidade. Esta troca de experiências com Paes foi muito proveitosa”, ressaltou Sebastião Melo.

Também participam da série de agendas no Rio de Janeiro os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Nesta quarta-feira,11, a comitiva estará novamente reunida com o secretário Fajardo estudando os termos técnicos de remodelação do espaço. Depois, Melo terá encontro com o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, para tratar sobre a Usina do Gasômetro. No mês passado, o prefeito pediu ao governo federal a doação do prédio, que é cedido à prefeitura pela Eletrobrás.

Centro + - Em Porto Alegre, a prefeitura aposta na revitalização do Centro Histórico por meio do programa que prevê segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local.

Existem, no entanto, três ações consideradas emblemáticas pela prefeitura, em virtude da sua simbologia: a revitalização do Mercado Público, uma solução para o Esqueletão e a substituição do Muro da Mauá - que contempla, também, articulação interinstitucional para a recuperação do Cais Mauá. O projeto foi lançado nessa segunda-feira, 9.

 

Bruno Bertuzzi e Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes