Melo vistoria Complexo do Porto Seco para retomada do Carnaval
O prefeito Sebastião Melo vistoriou nesta sexta-feira, 29, a infraestrutura do Complexo Cultural do Porto Seco para a retomada do Carnaval de Porto Alegre depois de dois anos sem o evento devido à pandemia. O prefeito reuniu as equipes de serviços para demandar os últimos ajustes de limpeza, pintura, drenagem e planejamento de segurança para os desfiles, que começam na sexta-feira, 6, e vão até o domingo, 8. Os trabalhos foram executados em uma ação de governança resolutiva entre diversos órgãos da prefeitura. (fotos)
Melo afirma que a infraestrutura está muito bem encaminhada para que a população venha ao complexo. “Fizemos uma vistoria de mais de uma hora com as ligas carnavalescas, secretarias envolvidas e nossos parceiros. Aproveito para convidar todos os porto-alegrenses a participarem da retomada do carnaval, que será uma bela festa da cultura popular”, ressalta o prefeito.
Iluminação, limpeza e drenagem - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) revitalizou toda a iluminação do Porto Seco, o que incluiu a entrada dos barracões e a parte dos fundos da área. As lâmpadas dos postes da avenida onde ocorrem os desfiles também receberam manutenção e dez unidades já contam com lâmpadas de LED. Ainda foi feita a recuperação asfáltica da pista para facilitar a passagem dos carros alegóricos e alas das escolas de samba.
Além disso, as equipes da SMSUrb e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também executaram a capina e roçada no espaço, além do recolhimento de 140 cargas de resíduos. Mais 40 cargas de entulhos ainda devem ser removidas para concluir a limpeza do complexo. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) fez os serviços necessários para qualificação da infraestrutura de drenagem, incluindo água e esgoto.
Desfiles - Os desfiles contarão com as 22 escolas de samba e a tribo Os Comanches. O Grupo Prata desfilará na sexta-feira, 6, o Grupo Ouro no sábado, 7, e o Grupo Bronze, no domingo, 8. São esperadas mais de 10 mil pessoas na retomada do carnaval da Capital.
Gilmar Martins