Município e Estado alinham ações conjuntas para Segurança

17/05/2019 18:59
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, reuniram-se para tratar do assunto

O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 17, com o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, para alinhar ações conjuntas entre Estado e Município dentro do programa RS Seguro. Um dos focos do trabalho é desenvolver atividades nas escolas localizadas nos bairros com maiores índices de violência. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

“O programa RS Seguro é conceitualmente muito bom”, afirma Marchezan. O prefeito aproveitou a reunião com Ranolfo para solicitar ao Estado que a distribuição do efetivo da Brigada Militar seja feita por meio de critérios técnicos para as regiões com mais ocorrências criminais.  

O secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha, explica que Porto Alegre é um dos municípios prioritários do programa. Uma segunda reunião com a participação de técnicos de secretarias da Prefeitura e do Estado está marcada para junho. A partir desse encontro, devem ser mapeadas e definidos iniciativas e locais para procedimentos práticos. “Acreditamos que somente planejando e executando ações de forma coordenada e integrada conseguiremos reduzir os índices de criminalidade”, diz Ranolfo.

Criado por decreto em fevereiro pelo governo estadual, o RS Seguro é um programa transversal, porque abrange várias secretarias e órgãos públicos. Com foco em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, o programa está dividido em quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, serviços de segurança e sistema prisional.   

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes