Município e governo do Estado somam esforços para trazer Web Summit para Porto Alegre

27/01/2021 19:24
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e governador tiveram reunião virtual com o vice-presidente do evento

O prefeito Sebastião Melo participou, na tarde desta terça-feira, 27, no Palácio Piratini, junto com o governador Eduardo Leite, de uma reunião virtual com o vice-presidente da Web Summit, Artur Pereira. O encontro serviu para demonstrar a sinergia entre o governo do Estado e o Município em torno da candidatura de Porto Alegre para sediar a edição de 2022 da Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologias do mundo. A capital gaúcha disputa com o Rio de Janeiro a indicação para ser a primeira cidade a realizar a conferência na América do Sul. A Web Summit é promovida todos os anos desde 2009. No início, ocorria em Dublin, na Irlanda. A partir de 2016, passou para Lisboa, em Portugal.

O governador Eduardo Leite disse que, além do engajamento político entre Estado e prefeitura, existem um alinhamento com as universidades e a articulação com a sociedade civil. Este cenário, segundo Leite, favorece para que Porto Alegre seja escolhida como sede da conferência. “Estamos no coração do Mercosul e pretendemos realizar um evento totalmente integrado à cidade, o que irá trazer um efeito transformador ao nosso Estado”, destacou. 

O prefeito Sebastião Melo elencou as qualidades de Porto Alegre na disputa com o Rio de Janeiro. Lembrou que a capital dos gaúchos já é um polo de inovação, com quatro parques tecnológicos na região, além de oferecer maior facilidade de mobilidade urbana e segurança pública. “Com o apoio do governo do Estado, tenham certeza de que este será um grande evento”, enfatizou.

O vice-prefeito, Ricardo Gomes, acentua que a Web Summit poderá deixar um legado maior para Porto Alegre do que para o Rio de Janeiro, que já é conhecida como a Cidade Maravilhosa e abriga outros grandes eventos, como o Rock in Rio. “Porto Alegre passaria a ser conhecida como a cidade da Web Summit Brasil, e isso muda a nossa identidade”, afirma.
 
Depois de ouvir as explicações sobre o trabalho em conjunto, o vice-presidente da Web Summit, Artur Pereira, elogiou a soma de esforços entre os poderes executivos estadual e municipal e disse que “o apoio mútuo é muito importante, porque o evento reunirá centenas de entidades e milhares de participantes, o que exige organização e planejamento, demonstrados nesta reunião.” A definição sobre qual cidade será a sede da Web Summit ocorrerá em fevereiro.   

Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e o adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone. Estiveram presentes ainda o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e os representantes da 4All, empresa de tecnologia que auxilia o poder público no planejamento do evento, José Renato Hopf e Thiago Ribeiro.

Ivani Schütz

Elisandra Borba