Executivo

Operação de combate ao comércio ilegal apreende 7 mil produtos e 1,5 tonelada de alimentos

26/07/2020 09:57
Anselmo Cunha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Alimentos serão destinados para uma instituição de caráter assistencial

A prefeitura efetuou, na sexta-feira, 24, a maior operação de combate ao comércio ilegal na Capital realizada nos últimos três anos. Ao todo, 34 viaturas e 60 agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal e Romu, em conjunto com a Brigada Militar, estiveram envolvidos na ação para coibir a atividade irregular no Centro Histórico. A região reúne a maior concentração de ambulantes do Município. Foram apreendidos cerca de sete mil produtos falsificados e sem procedência, assim como aproximadamente 1,5 mil quilos de frutas e verduras. (fotos)

“Precisamos garantir que todos os segmentos da sociedade se conscientizem e estejam de acordo com as regras, especialmente no atual contexto, ainda mais difícil e desafiador” -  Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Além de coibir a venda de itens sem origem conhecida, a medida visa a proteger os empreendedores que atuam dentro da lei.  “Nossos fiscais estão nas ruas combatendo a clandestinidade com a parceria da Brigada Militar e, ao mesmo tempo, preservando a população, pois são artigos que podem fazer mal à saúde ou serem perigosos, como no caso de óculos e eletrônicos”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff.

As mercadorias recolhidas são encaminhadas para o depósito da SMDE e podem ser recuperadas mediante pagamento de multa e comprovação da procedência. Já os alimentos serão destinados para uma instituição de caráter assistencial.

A ação integra as atividades do Escritório de Fiscalização. Fazem parte do órgão agentes da Diretoria de Fiscalização - SMDE, Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).

Juliane Soska

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes