Paço Municipal recebe tradicional cerimônia da lavagem das escadarias
Umbandistas realizaram nesta terça-feira, 16, o tradicional ritual religioso de lavagem das escadarias do Paço Municipal, antiga sede da prefeitura que abriga, atualmente, o Museu de Artes de Porto Alegre. A cerimônia foi conduzida pelo babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê com o objetivo de purificar e pedir bênçãos ao poder municipal. As escadarias foram lavadas com ervas e água de cheiro por devotos vestidos de branco.
O prefeito Sebastião Melo acompanhou a cerimônia e destacou a importância do ato.
"Uma das riquezas da nossa cidade é a sua diversidade. Nós somos muitas etnias, mas um só povo. Nos respeitamos e convivemos pacificamente com as diferenças, e o rito, como este aqui, faz parte da sociedade. É simbólico purificarmos o Paço Municipal, que foi sede do governo e agora é nosso Museu" - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, disse que o ato é um pedido de paz e prosperidade. “Esta cerimônia faz parte da essência de nossa cidade, representando a entrega e a dedicação a um bem maior. Houve uma grande restauração das escadarias do Museu que agora será contemplado com esse ritual de bênçãos”, afirmou.
Após a cerimônia, ocorreu uma homenagem, no Salão Nobre, a babalorixás e yalorixás de Porto Alegre, por relevantes serviços prestados em prol da religião de matriz africana, em busca de uma sociedade mais justa e humana. Também aconteceu o encerramento da exposição Sincretismo, do artista plástico Guaraci Feijó, que esteve aberta à visitação desde o último mês de novembro.
Gilmar Martins