Pacto Alegre aprova sete projetos para estimular a inovação na Capital

02/09/2021 15:45
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e vice participaram da reunião híbrida

O prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes participaram, na manhã desta quinta-feira, 2, da 5ª edição da Mesa do Pacto Alegre, a primeira deste ano. A rodada de inovação ocorreu no Hotel Plaza São Rafael e contou com a participação de 105 entidades. Em formato híbrido, foram discutidos o andamento de projetos e o início das próximas iniciativas. Sete novos projetos foram aprovados.

Durante a reunião foi apresentada a situação atual dos projetos e definida a classificação de atuação por ciclo. Ao todo, 11 iniciativas foram finalizadas, 15 estão em andamento e outras 11 aguardam alguma informação. Foram aprovados sete projetos para implementar na cidade com o objetivo de tornar a Capital mais inovadora. São eles: Cidade Educadora, Centro +, Aprendizados da Pandemia, Territórios Criativos, Poa Digital, Startup City e Porto Alegre que Queremos.

Melo destacou que a prefeitura está à disposição para colaborar com a inovação da cidade.

“Para inovar é preciso educar as pessoas. Vivemos o momento de maior sinergia. O que está acontecendo aqui, hoje, é fruto de uma construção coletiva. A prefeitura caminha ao lado de todas as iniciativas e não à frente” - Prefeito Sebastião Melo.

Segundo Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre e agora secretário municipal da Inovação, as ações irão modernizar a administração pública. "Vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais essa conexão entre inovação e uma nova Porto Alegre", salientou. O professor Josep Piqué, que liderou a transformação da cidade de Barcelona e atua como consultor internacional do Pacto Alegre, reforçou a importância de investir na inovação para criar oportunidades para a Capital gaúcha.

Para Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS, a participação das pessoas é essencial. “Não se faz o futuro sem as pessoas, sem engajamento e, principalmente, sem liderança. O grande desafio da inovação é a educação”, apontou. Ainda este mês o grupo deve voltar a se reunir para definir um plano de ação para cada proposta.

Leia mais: Luiz Carlos Pinto é o novo secretário de Inovação

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça