Pacto visa a transformar a Capital em uma referência de inovação

21/11/2018 18:05
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Iniciativa reúne prefeitura, universidades e entidades representativas

SeloO pacto pela inovação da cidade, chamado de Pacto Alegre, foi firmado na tarde desta quarta-feira, 21. Trata-se de uma grande aliança para transformar a capital gaúcha em um ecossistema de referência internacional em inovação, cultura e qualidade de vida. O evento foi realizado no Centro Cultural da UFRGS com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, de representantes das universidades e entidades das mais diversas áreas. “Vamos escolher juntos quais desafios temos convergência e trabalhar neles. Queremos estruturar a cidade para atrair novos talentos, fomentar o desenvolvimento e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem”, diz Marchezan.

No evento, foi formalizada a incorporação oficial ao processo do especialista espanhol Josep Piqué, que assumirá a missão de ser o mentor e facilitador do Pacto Alegre. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto e gestor do processo de renovação pela inovação ocorrido em Barcelona, Medellín e Santa Catarina, o espanhol destacou a união de forças de todos os agentes da Capital para buscar um futuro melhor.  “Inovação é uma ambição de um futuro melhor. Precisamos ter compreensão dos desafios urbanos, sociais e econômicos”, afirma.

A iniciativa é fruto da mobilização da Aliança para Inovação, formada pela PUCRS, UFRGS e Unisinos em conjunto com a prefeitura e entidades representativas da cidade. O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, resumiu o projeto como “um presente dos gaúchos desta geração para os gaúchos do futuro”. O reitor da PUC/RS, Irmão Evilázio Teixeira, lembrou que esta data é histórica, pois “é o primeiro desdobramento dos projetos para transformar Porto Alegre em referência internacional”. Para o reitor da UFRGS, professor Rui Vicente Oppermann, em breve, “Porto Alegre será espelho para o que será reproduzido em muitos outros locais”.

"Queremos estruturar a cidade para atrair novos talentos, fomentar o desenvolvimento e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem” - Nelson Marchezan Júnior

Os projetos serão pensados para atingir toda a população e não apenas setores segmentados. O objetivo é transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da Capital. Também projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, como a viabilização de espaços urbanos adequados e com incentivos direcionados à atração de empreendimentos inovadores e novos investimentos, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Josep Piqué: "Inovação é uma ambição de um futuro melhor. Precisamos ter compreensão dos desafios urbanos, sociais e econômicos”

Aliança para Inovação - O que difere o Pacto Alegre dos demais projetos já apresentados para alavancar a inovação na cidade ou no Estado está justamente na união das três maiores universidades buscando uma agenda única e convergente. A articulação entre elas visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade. O projeto tem o apoio do Grupo RBS, Badesul, Agibank e Sicredi.

Próximas atividades - A agenda de projetos de transformação deve ser anunciada no início de 2019. Cada projeto identificado como relevante para a missão terá arranjos específicos de governança, proporcionando a entrada de novos parceiros, de diferentes segmentos da sociedade. Uma ação já definida é a construção coletiva de um grande festival da inovação, programado para 2020, que vai servir de showcase para divulgar muitas das ações que entrarão em desenvolvimento em 2019. 

 

Elisandra Borba

Andrea Brasil