Pacto visa a transformar a Capital em uma referência de inovação
O pacto pela inovação da cidade, chamado de Pacto Alegre, foi firmado na tarde desta quarta-feira, 21. Trata-se de uma grande aliança para transformar a capital gaúcha em um ecossistema de referência internacional em inovação, cultura e qualidade de vida. O evento foi realizado no Centro Cultural da UFRGS com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, de representantes das universidades e entidades das mais diversas áreas. “Vamos escolher juntos quais desafios temos convergência e trabalhar neles. Queremos estruturar a cidade para atrair novos talentos, fomentar o desenvolvimento e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem”, diz Marchezan.
No evento, foi formalizada a incorporação oficial ao processo do especialista espanhol Josep Piqué, que assumirá a missão de ser o mentor e facilitador do Pacto Alegre. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto e gestor do processo de renovação pela inovação ocorrido em Barcelona, Medellín e Santa Catarina, o espanhol destacou a união de forças de todos os agentes da Capital para buscar um futuro melhor. “Inovação é uma ambição de um futuro melhor. Precisamos ter compreensão dos desafios urbanos, sociais e econômicos”, afirma.
A iniciativa é fruto da mobilização da Aliança para Inovação, formada pela PUCRS, UFRGS e Unisinos em conjunto com a prefeitura e entidades representativas da cidade. O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, resumiu o projeto como “um presente dos gaúchos desta geração para os gaúchos do futuro”. O reitor da PUC/RS, Irmão Evilázio Teixeira, lembrou que esta data é histórica, pois “é o primeiro desdobramento dos projetos para transformar Porto Alegre em referência internacional”. Para o reitor da UFRGS, professor Rui Vicente Oppermann, em breve, “Porto Alegre será espelho para o que será reproduzido em muitos outros locais”.
"Queremos estruturar a cidade para atrair novos talentos, fomentar o desenvolvimento e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem” - Nelson Marchezan Júnior
Os projetos serão pensados para atingir toda a população e não apenas setores segmentados. O objetivo é transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da Capital. Também projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, como a viabilização de espaços urbanos adequados e com incentivos direcionados à atração de empreendimentos inovadores e novos investimentos, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.
Aliança para Inovação - O que difere o Pacto Alegre dos demais projetos já apresentados para alavancar a inovação na cidade ou no Estado está justamente na união das três maiores universidades buscando uma agenda única e convergente. A articulação entre elas visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade. O projeto tem o apoio do Grupo RBS, Badesul, Agibank e Sicredi.
Próximas atividades - A agenda de projetos de transformação deve ser anunciada no início de 2019. Cada projeto identificado como relevante para a missão terá arranjos específicos de governança, proporcionando a entrada de novos parceiros, de diferentes segmentos da sociedade. Uma ação já definida é a construção coletiva de um grande festival da inovação, programado para 2020, que vai servir de showcase para divulgar muitas das ações que entrarão em desenvolvimento em 2019.
Andrea Brasil