Palestra com Paulo Uebel sobre desburocratização marca reunião do secretariado

11/06/2021 10:54
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo afirma que a gestão trabalha para fazer mudanças estruturais e tornar a máquina pública mais eficaz

A desburocratização do serviço público pautou a reunião liderada pelo prefeito Sebastião Melo com os integrantes do primeiro escalão, na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Administração. O encontro contou com a presença do ex-secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. O executivo apresentou alternativas para simplificar e desburocratizar o poder público. Conforme o ex-secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, a mudança da educação profissional é fundamental para tornar a gestão mais célere e eficaz.

Especialista em direito tributário, financeiro e econômico, Uebel reiterou que o primeiro ano de governo é o mais importante para encaminhar as reformas necessárias, mesmo que os temas sejam complexos e espinhosos.

“É uma questão cultural do Brasil correr atrás da máquina e reservar apenas 5% para definir as ações estratégicas. Eu confio no serviço público, mas ele precisa ser remodelado para recuperar a sua credibilidade perante a sociedade”, afirmou. 

O prefeito também assegurou que a administração está empenhada em realizar as mudanças estruturais para tornar a máquina pública mais eficaz e moderna. “Nosso governo não quer inventar a roda, mas queremos fazer ela girar com rapidez. Como Porto Alegre enferrujou, hoje, trabalhamos muito para desburocratizá-la”, ressaltou Melo, que convidou Uebel para atuar como consultor da Prefeitura de Porto Alegre.

Prioridades - Uebel foi enfático ao afirmar que as secretarias devem definir bem as prioridades, além de reduzir a estrutura para atingir as metas traçadas. “Se não há orçamento para tudo, o gestor deve focar apenas em 20% das principais pautas”, alerta.

Ex-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e Instituto Millenium, o executivo ainda falou sobre matriz de risco, eliminação de exigências, visão normativa, transformação digital e normas para servir o cidadão. Sobre o teletrabalho, Uebel avalizou a metodologia. “É uma solução positiva e que pode ser usada de forma híbrida, mas em áreas especificas, onde o serviço e os pareceres possam ser quantificados. É algo que veio para ficar”, finalizou.

 

 

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça