POACast já tem cinco episódios gravados na ExpoFavela/RS
Iniciativa do Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Prefeitura de Porto Alegre, o POACast está de volta. Desta vez, os episódios são gravados durante a ExpoFavela/RS, evento voltado ao empreendedorismo de regiões periféricas e que ocorre até este sábado, 2, na PUCRS. As produções serão publicadas a partir de segunda-feira, 4, no canal oficial do Youtube (@Prefeitura_Poa).
Entre a manhã e o meio da tarde do primeiro dia da exposição, na sexta-feira, cinco programas do POACast@ExpoFavela/RS foram gravados. Por volta das 15h, o prefeito Sebastião Melo recebeu Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), entidade parceira social do evento. Ao abordar o tema Muito além da comunidade: os desafios para os jovens da periferia, Melo ressaltou que é necessário ouvir as demandas dos empreendedores da periferia.
“Acabamos de apoiar uma pesquisa feita com mais de mil empreendedores de cinco bairros periféricos da Capital. A partir disso, temos de entregar medidas práticas para gerar oportunidades. Um exemplo que posso citar é que a prefeitura está levando internet wi-fi para as comunidades por meio do projeto Territórios Inovadores. E, sem dúvida, a chave da educação precisa virar. A tecnologia tem de chegar na rede pública de ensino” - Prefeito Sebastião Melo.
Para Athayde, é fundamental que o poder público entenda o conceito da ExpoFavela e apoie a iniciativa. “Este evento é uma forma de juntar esses empreendedores locais que, muitas vezes, nem se enxergam como empreendedores. É importante que eles sejam inseridos nessa cultura do empreendedorismo. A gente fica muito feliz quando vê essa atividade com tanta gente aqui em Porto Alegre. Admito que não esperava menos do que isso, pelo que o Rio Grande do Sul representa para o Brasil”, destacou.
Manhã - Ainda no início da manhã, o primeiro programa foi mediado pela secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, Simone Somensi, e contou com as participações de outras duas mulheres: Karol de Almeida, da Kopa Coletiva Arquitetura Popular e Marilia Fidell, líder comunitária do bairro Partenon. As três trocaram visões e conhecimentos sobre Habitação popular e o seu impacto no território.
Na sequência, o secretário-adjunto da Cultura, Clóvis André, recebeu Liliana Cardoso, patrona dos Festejos Farroupilha e Cláudia Ribeiro, patroa do CTG Guardiões do Rio Grande, em bate-papo sobre A cultura que movimenta o empreendedorismo local. O secretário municipal de Modernização e Gestão de Projetos, Alexandre Borck, também mediou um dos programas. Ele esteve junto com a gerente de Projetos Digitais da prefeitura, Bruna Serrano, e com Daiana Schwengber, empreendedora da Apoena Sustentável. Os três falaram sobre Capacitação: do Asfalto ao Morro, com cases do programa municipal Feirão Digital.
O último episódio da manhã foi com o secretário-adjunto da Cultura, Clóvis André, com Kelly Ramos, da Liga do Carnaval de Porto Alegre e Rochele Lino, assessora técnica da Secretaria da Cultura do Estado. O tema foi Carnaval e Descentralização da Cultura. Ainda estão previstas outras gravações durante o evento. A prefeitura participa da ExpoFavela com patrocínio de cidade-sede.
Retomada - Este é o segundo grande evento que conta com gravações do POACast. A plataforma própria de podcast da Prefeitura de Porto Alegre também teve episódios gravados durante a segunda edição do South Summit, no Cais Mauá, no fim de março. Nas duas oportunidades, o objetivo foi disseminar conteúdos relevantes sobre inovação e empreendedorismo nas redes sociais do Executivo.
Leia mais:
Melo destaca papel transformador das periferias na abertura da ExpoFavela/RS
Ações do município de estímulo à inovação inclusiva são apresentadas na ExpoFavela
ExpoFavela/RS irá reunir empreendedores de todo Estado em Porto Alegre
Aquece ExpoFavela leva empreendedorismo para 17 regiões de Porto Alegre
Gilmar Martins