Porto Alegre amplia abrangência do cercamento eletrônico

22/08/2022 10:00
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Cercamento é importante para combater roubo de veículos, salientou Melo

A prefeitura de Porto Alegre firmou parceria com o Shopping Total para integrar o sistema de cancelas do empreendimento com o cercamento eletrônico da cidade. O objetivo é ampliar a abrangência da segurança para identificar veículos em situação de furto ou roubo.

A iniciativa, construída via Secretaria Municipal de Segurança, foi oficializada nesta segunda-feira, 22, em cerimônia no centro comercial, com as presenças do prefeito Sebastião Melo e demais autoridades.

“O cercamento eletrônico é um importante aliado nosso para ajudar no combate ao roubo e furto de veículos. Com parcerias como essa ganhamos todos nós. Precisamos vencer a impunidade. Ter rigor, disciplina e melhorar a vida urbana” – Prefeito Sebastião Melo.

“Com esta parceria, o Shopping Total mostra, na prática, que está em sintonia com o poder público, contribuindo com a segurança de Porto Alegre e com a comunidade”, ressalta o superintendente do shopping, Eduardo Oltramari.

Ao passar pelas cancelas do shopping, os veículos terão suas placas lidas pelo sistema e, se houver registros de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido ao Departamento de Comando e Controle Integrado do Estado (DCCI- SSP/RS). O compartilhamento de informações será possível por meio de tecnologia fornecida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa).

“A integração de sistemas e de dados aumenta a segurança para o cidadão e a assertividade nas decisões da segurança pública”, aponta Letícia Batistela, diretora-presidente da Procempa.

A operação do sistema também foi atualizada para facilitar a troca de informações. “Além de ampliarmos a área de cobertura, esta parceria pioneira reforça a integração entre o agente público e privado, em prol da segurança”, explica o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Tecnologia - A tecnologia por trás do cercamento eletrônico é a OCR - Optical Character Recognition, que reconhece caracteres a partir de uma imagem. A funcionalidade permite integrar com qualquer estabelecimento que tenha câmeras com OCR e acesso à internet, como condomínios com cancelas, hospitais e pedágios, por exemplo.

Cercamento eletrônico - No primeiro semestre de 2022, o cercamento eletrônico monitorou mais de 185 milhões de placas de veículos em Porto Alegre. A rede de inteligência é composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Os dados são compartilhados, em tempo real, com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Polícia Rodoviária Federal.

.

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes