Porto Alegre pronta para receber o South Summit

03/05/2022 08:30
Alex Rocha/PMPA
Evento internacional ocorre de 4 a 6 de maio no Cais Mau√°

O South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia, começa nesta quarta-feira, 4, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Até sexta-feira, 6, a Capital receberá milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios. Nos três dias de evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. Confira aqui a programação.

Esta é a primeira vez que o South Summit acontece fora da Europa. Segundo a organização, a escolha de Porto Alegre se deu pelo seu ecossistema de inovação, que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. Entre os speakers de renome confirmados estão Guilherme Benchimol, Founder da XP Inc; Christopher Gavigan, Cofounder e CEO da The Honest Company; e Andre Street - Founder da Stone.

‚ÄúPorto Alegre se preparou com muita intensidade para receber o South Summit, que chega para consolidar a voca√ß√£o √† inova√ß√£o da nossa capital. Ser√° um encontro que deixar√° legado de desenvolvimento e gera√ß√£o de oportunidades concretas para neg√≥cios, empregos e investimentos, pois coloca nossa cidade no mapa mundial‚ÄĚ ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

Entre os mais de 400 palestrantes, est√£o¬†o prefeito -¬†que participa nos tr√™s dias do evento -, o vice-prefeito Ricardo Gomes, os secret√°rios municipais de Inova√ß√£o, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; Fazenda, Rodrigo Fantinel; e Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo, Vicente Perrone; e a presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Let√≠cia Batistela.

Confira abaixo os preparativos e a√ß√Ķes da prefeitura para o evento:

Zeladoria - Para deixar a cidade mais bonita e atrativa, as equipes de capina, ro√ßada e pintura de meio-fio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) est√£o escaladas para atender as regi√Ķes que receber√£o maior movimenta√ß√£o de pessoas. As avenidas Mau√°, Farrapos e dos Estados j√° receberam os servi√ßos. A avenida Severo Dullius e os entornos da rodovi√°ria e da avenida Beira-Rio est√£o no planejamento. Os trabalhos tamb√©m foram executados em toda a √°rea do Cais Mau√°, com lavagem dos galp√Ķes, limpeza e ro√ßada. A equipe far√° um refor√ßo na segunda-feira, 2, conforme o cronograma de atendimento do DMLU para apoiar a realiza√ß√£o do evento.

Seguran√ßa - Sessenta agentes da Guarda Municipal, divididos em mais de 20 viaturas, estar√£o ampliando a seguran√ßa do p√ļblico e dos armaz√©ns. A guarni√ß√£o ainda contar√° com um posto avan√ßado no local. Al√©m do sistema de c√Ęmeras, um drone ser√° utilizado para aumentar a vigil√Ęncia do espa√ßo. Prefeitura, Estado e Uni√£o atuar√£o em conjunto para garantir a seguran√ßa do encontro e demais eventos programados no calend√°rio municipal.

Tr√Ęnsito e transporte ‚Äď Durante os dias do evento, a faixa exclusiva de √īnibus das avenidas Mau√° e Presidente Jo√£o Goulart ser√° compartilhada com os demais ve√≠culos. Na avenida Presidente Jo√£o Goulart, nas proximidades da entrada principal do Cais Embarcadero, haver√° um ponto de t√°xi, no sentido Centro/bairro, assim como √°reas de embarque e desembarque para aplicativos e ve√≠culos particulares nos dois sentidos da via.

Os agentes de fiscaliza√ß√£o e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) v√£o monitorar a circula√ß√£o e orientar os motoristas para minimizar os impactos no tr√Ęnsito. As informa√ß√Ķes ser√£o atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Tamb√©m haver√° libera√ß√£o do estacionamento do Parque Maur√≠cio Sirotsky Sobrinho para o p√ļblico do evento. A administra√ß√£o √© do cons√≥rcio Gam3 Parks.

Turismo ‚Äď Os visitantes poder√£o conhecer um pouco da Capital nas duas linhas turismo que estar√£o operando durante o South Summit. Outra op√ß√£o de passeio ser√£o as visitas guiadas ao Mercado P√ļblico. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET) promoveu um semin√°rio em mar√ßo para chamar a aten√ß√£o e preparar os operadores de turismo receptivo para o evento, al√©m de material promocional da cidade.

Para receber os participantes e mostrar potencial de Porto Alegre a possíveis investidores, a prefeitura produziu cerca de 400 placas e banners de divulgação distribuídas pela cidade.

Tecnologia -  A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) disponibilizará ao South Sumnit saída para internet cabeada através de links redundantes, formando um anel ótico. Disponibilizará também conexão por fibras aos fornecedores terceirizados que entregarão internet cabeada para as estantes e serviços, bem como aos pontos de wi-fi do evento.

Sobre o South Summit ‚Äď O South Summit √© o principal encontro de conex√£o entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, √© reconhecido como uma plataforma global de inova√ß√£o e conex√Ķes entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Sozinho, j√° movimentou cerca de US$ 8,8 bilh√Ķes em investimentos. Sua √ļltima edi√ß√£o reuniu mais de 20 mil participantes e mais de 8 mil empres√°rios.

South Summit Brasil em n√ļmeros

400 speakers