Porto Alegre terá duas linhas de turismo para o South Summit Brasil

22/04/2022 18:12

Foram aprovadas nesta sexta-feira, 22, as licenças para a operação de duas linhas de turismo que vão atender o South Summit Brasil, um dos maiores eventos de inovação que acontece em Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de maio. As empresas levarão os visitantes para conhecer diversos pontos da cidade, principalmente pelo Centro Histórico. As operações, autorizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), irão funcionar como um teste para conferir rotas e a demanda pelo serviço. As linhas podem começar a circular a partir do dia 28 de abril e prosseguem o período experimental até agosto.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, Porto Alegre começa a tirar do papel uma demanda da sociedade. “As principais capitais do mundo possuem centenas de roteiros para apresentar suas cidades não só aos turistas, mas aos próprios moradores. Estamos concretizando a desestatização do Linha Turismo, que antes permitia apenas operação por parte do município e agora será operada pela iniciativa privada, com mais linhas, horários, e concorrência por preço e qualidades melhoresâ€, comenta. 

A Orgatur Navegação e Turismo e Turis Silva, em parceria, irão operar um modelo hop on/hop off, ou seja, no qual o passageiro pode descer do ônibus nos pontos de parada e subir no próximo transporte. A linha tem licença para um trajeto no Centro Histórico de segunda-feira a domingo, incluindo feriados. Os interessados podem acessar o site www.linhaturismo.com.br.

O marco zero será o Cisne Branco, no Cais do Porto, na avenida Mauá, 1050. Passará pelo Embarcadero, estádio Beira-Rio, Iberê Camargo, Praia de Belas, Museu da PUCRS, Parque Moinhos de Vento, Centro Histórico Alto, Mercado Público e retorna ao ponto inicial, somando 42 atrações para mostrar ao visitante. 

A outra linha autorizada será operada pela empresa Bustour Turismo, no mesmo modelo hop on e hop off, entre os dias 29 de abril a 8 de maio. Serão dois veículos double decker, com quatro metros de altura, que poderão operar de sexta-feira a domingo e de quarta-feira a domingo, com cerca de uma hora de intervalo entre cada um. Mais detalhes podem ser encontrados nas redes sociais da empresa.

O roteiro proposto deve sair da Usina do Gasômetro, passar pelo Iberê Camargo, Jockey Club, Praia de Belas, avenida Joao Pessoa, Osvaldo Aranha, bairro Cidade Baixa, Centro Histórico até retornar à primeira parada. O valor ainda deve ser definido. Mais detalhes serão divulgados nas redes sociais das empresas e da Prefeitura de Porto Alegre.

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça