Porto Alegre terá novo espaço de convivência na Orla do Guaíba
O prefeito Sebastião Melo participou, na tarde desta terça-feira, 5, de evento que marca uma das maiores transformações da área de turismo e urbanismo de Porto Alegre, junto à Orla do Guaíba. O governo do Estado concedeu o trecho entre o Armazém A7 e a Usina do Gasômetro ao Embarcadero Empreendimentos, empresa responsável por revitalizar e construir o complexo com área de lazer, entretenimento, gastronomia, esporte, espaço kids e parque náutico. O Cais Embarcadero estará integrado ao projeto de Revitalização do Centro Histórico.
"O povo espera por esse momento há mais de 40 anos. O cais tem que fazer parte da vida real da nossa Capital. O Embarcadero é o início, vamos avançar ainda mais”- Prefeito Sebastião Melo.
A empresa poderá administrar a área de propriedade do Estado por cinco anos ou até que o futuro projeto para toda a área do cais seja concluído. “Vamos trabalhar em sintonia com o Município para construir um modelo econômico que faça sentido para a cidade pela relevância daquele espaço, a Orla, que tanto nos enche de orgulho”, frisou o governador Eduardo Leite.
O Cais Embarcadero ocupará 19 mil metros quadrados, e a previsão é de que em 11 de janeiro os espaços sejam entregues aos futuros ocupantes para que comecem a montar as operações. Eles terão 60 dias para se instalar, segundo o contrato firmado, o que permite a inauguração em março.
"A assinatura do termo é a oficialização de um projeto que envolveu muito empenho do Município e que entrega um importante espaço de lazer e contemplação para a cidade", disse o secretário municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm.
O projeto inclui:
Multiverso Experience - espaço tecnológico e imersivo, mesclando galeria de arte e cinema 360º
Praça Náutica - operado pela Celebra Nau, o espaço é voltado para a operação de embarcações de esporte e recreio
Praça Infantil - oferece brinquedos, um deles um barco fragmentado
Alimentação e lazer - a chamada Rua Pôr do Sol será a área gourmet, que receberá restaurantes
Beach Club - ocupará uma faixa de areia para a implantação de uma prainha, com locais exclusivos para aproveitar o pôr do sol.
Rui Felten