Praça Garibaldi é entregue revitalizada à comunidade

26/09/2025 12:55
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Passeios foram recuperados e novos equipamentos instalados na área verde

A Prefeitura de Porto Alegre entregou, nesta sexta-feira, 26, a revitalização da Praça Garibaldi, localizada entre as avenidas Érico Veríssimo e Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa. O ato contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, do secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Vitorino Baseggio, e do diretor de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza, entre outros gestores.

Respeitando o projeto original da praça, que é tombada, os passeios foram recuperados com pedra portuguesa, enquanto os acessos internos receberam revestimento em basalto regular. O playground e o cachorródromo ganharam novos cercamentos, brinquedos, bancos e lixeiras.

"A revitalização da praça Garibaldi é um dos exemplos do que buscamos para Porto Alegre: zeladoria e qualificação dos espaços públicos para que sejam usados com responsabilidade. É um trabalho de fiscalização que cabe ao poder público, mas que ganha ainda mais força com a participação da comunidade. Com o apoio dos nossos prefeitos de praça, já recuperamos mais de 100 áreas de uso coletivo e vamos ampliar ainda mais esse trabalho" - Prefeito Sebastião Melo.

O projeto paisagístico, elaborado pela equipe técnica da Smamus e executado por empresa especializada, incluiu o plantio de espécies nativas produzidas no Viveiro Municipal, como grama-amendoim, guaimbê, maranta-cinza e íris-da-praia.

"Este é um ponto histórico da nossa cidade onde fica o monumento à Anita e Giuseppe Garibaldi. É um espaço importante para os moradores do bairro e que merece toda a nossa atenção e cuidado, assim como nas demais praças”, destaca o secretário da SMSUrb, Vitorino Baseggio.

A praça abriga o monumento em homenagem ao casal de heróis da Guerra dos Farrapos (1835-1845), Anita e Giuseppe Garibaldi, e teve os gradis substituídos.

O espaço foi totalmente submerso durante a enchente de maio de 2024 e recebeu serviços de recuperação coordenados pela SMSurb. O investimento total foi de R$ 575,4 mil. Desde o início deste ano, a prefeitura já revitalizou 106 áreas públicas.

“O objetivo foi entregar um espaço revitalizado, mas que também preservasse e valorizasse as áreas verdes, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para a comunidade”, destacou o diretor Alex Souza.

 

Daniela Siqueira

Cristiano Vieira