Prefeito busca recurso federal para conclusão de obras habitacionais
Em reunião virtual com integrantes do Ministério de Desenvolvimento Regional, o prefeito Sebastião Melo destacou, na tarde desta quarta-feira, 28, a importância da conclusão dos empreendimentos Moradas da Fé e Condomínio Dois Irmãos, que estão sendo construídos por cooperativas habitacionais em Porto Alegre. As obras fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida - Entidades (MCMV-E), com financiamentos da Caixa Econômica Federal.
Durante o encontro, a prefeitura intermediou junto ao governo federal a liberação de R$ 5,6 milhões para finalizar as obras. Presente na reunião, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, encaminhará, nesta quinta-feira, 29, um ofício para União detalhando o cronograma das obras para que o repasse de recursos seja agilizado pela Caixa.
Para Melo, a liberação de recursos para a conclusão das obras é fundamental para reduzir o déficit habitacional na Capital. “Estamos reforçando com o governo federal a chegada de novos recursos para finalizarmos as moradias que irão auxiliar os porto-alegrenses, principalmente, aqueles de baixa renda”, ressalta o prefeito.
Localizado no bairro Lomba do Pinheiro, o Moradas da Fé conta com 480 apartamentos e está com 96,7% das obras concluídas. Já o empreendimento Dois Irmãos vai ofertar 360 apartamentos populares. Com 95,5% do cronograma de obras executado, o conjunto habitacional está localizado no bairro Campo Novo. Nesta modalidade as famílias contempladas devem ter renda mensal familiar de até R$ 2.350,00 e pagam pequenas prestações pelo imóvel, variando de acordo com a renda.
Participaram do encontro a diretora do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Teresa Maria Schievano Paulino, o coordenador-Geral de Apoio à Produção de Empreendimentos a Pequenos Municípios e Áreas Rurais, Rodrigo Dalvi Santana, além do secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.
Lissandra Mendonça