Prefeito constitui Escritório de Transição para estruturar nova gestão
Na manhã desta terça-feira, 5, o prefeito Sebastião Melo e a vice-prefeita eleita Betina Worm reuniram a equipe que dará início aos trabalhos do Escritório de Transição, criado para estruturar o modelo da nova gestão.
A proposta será desenvolvida considerando os âmbitos técnico e político, sob a liderança do chefe do Gabinete do Prefeito, André Coronel, do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e de Luiz Armando de Oliveira, representante do PL. O grupo, que será gradativamente composto, atuará em espaço cedido na agência central da Caixa Econômica Federal, na Praça da Alfândega.
A organização da transição foi consolidada após série de diálogos com os secretários municipais, em reunião de governo com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes, e encontros com os vereadores atuais e eleitos e com os presidentes e representantes dos partidos integrantes da coligação. Conforme Melo, o escritório será responsável por pensar o novo mandato com a determinação de fazer mais transformações e entregar melhores serviços ao cidadão.
“Sem qualquer tipo de acomodação, o time designado terá o papel de fazer análise crítica dos resultados nos últimos quatro anos e desenhar uma proposta de estrutura administrativa eficiente e que dê conta dos desafios reais da cidade e dos compromissos assumidos. Tudo em pleno diálogo com quem construiu o projeto aprovado nas urnas e também absorvendo contribuições técnicas de diferentes setores da sociedade” – Prefeito Sebastião Melo.
Temas como reconstrução, proposta de parceirização do Dmae e os desafios para qualificar as áreas da educação, saúde, assistência social e serviços estão entre as prioridades na pauta da transição. O escritório terá como executivo o consultor Marcello Beltrand, jornalista com mestrado em Administração, que coordenou o fórum 'Porto Alegre, Uma visão de Futuro', foi relator técnico da Comissão Especial sobre a Mobilidade Metropolitana da Assembleia Legislativa e diretor Executivo da Granpal entre 2021 e 2022.
Diálogo interno e externo - Além do diagnóstico em andamento junto aos órgãos da administração, uma série de encontros nas próximas semanas irá captar contribuições de lideranças de diferentes setores, na lógica dos eixos de gestão - serviços públicos, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.
Cristiano Vieira