Prefeito destaca fortalecimento de parcerias em evento sobre infraestrutura
A Prefeitura de Porto Alegre participou nesta quinta-feira, 23, do Infra Sul GRI 2022, no Laghetto Viverone Moinhos. Na palestra de abertura, o prefeito Sebastião Melo falou sobre o fortalecimento de parcerias em infraestrutura no município. O vice-prefeito Ricardo Gomes também esteve presente.
Melo ressaltou que Porto Alegre está preparada para receber investimentos por contar com mão de obra qualificada, parque tecnológico forte (que une universidades, empresas e poder público) e segurança jurídica. "Somos uma cidade que licencia muito rapidamente e onde 60% dos pequenos negócios recebem liberação de um dia para o outro. Hoje, termina uma obra na Capital e o habite-se já está disponível. Tudo graças a medidas de modernização que farão com que o governo seja 100% digital até o final do nosso mandato", afirma Melo.
As conversas temáticas reuniram atores das três esferas públicas (municipal, estadual e federal) e privada que debateram sobre perspectivas e oportunidades do setor de infraestrutura no país e o impacto para a população. O Infra-GRI Sul foi o segundo encontro da série de summits regionais.
Mobilidade urbana - A diretora da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Maria Cristina Molina, reforçou a importância de um arranjo institucional de gestão da Região Metropolitana para atender ao usuário. Ela diz que a prefeitura tem feito parcerias para mapear informações e proporcionar um melhor serviço.
Iluminação - A preocupação em proporcionar o melhor serviço e qualidade de vida para o morador de Porto Alegre também foi tema do encontro. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, apresentou a PPP de iluminação pública e ressaltou a segurança e bem-estar em função das ruas e equipamentos públicos (praças e parques) estarem melhor iluminados.
Obras - O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, lembrou que o investimento da gestão foi na responsabilidade fiscal. Agora, a prefeitura busca recursos para investir e garantir a infraestrutura, que é fundamental para uma cidade mais amigável e sustentável.
O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, reforçou a importância do fórum de debates, especialmente quando o assunto é um tema tão desafiador como regionalização do saneamento.
Lissandra Mendonça