Prefeito determina auditoria especial na Smed

07/06/2023 19:15

O prefeito Sebastião Melo determinou na tarde desta quarta-feira, 7, a abertura de uma auditoria especial na Secretaria Municipal de Educação (Smed) para apurar os procedimentos de destinação dos materiais e equipamentos adquiridos para a rede municipal de ensino. Também foi criado um comitê gestor operacional para concluir a distribuição e instalação dos produtos, incluindo providências de infraestrutura nas escolas necessárias à operação desses equipamentos. 

A auditoria especial será realizada pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, com prazo máximo de 60 dias. Paralelamente, o vice-prefeito Ricardo Gomes coordenará o comitê gestor operacional que fará o levantamento imediato em cada escola sobre a destinação dos materiais a fim de implementar as soluções necessárias. 

“Oferecer uma educação transformadora às crianças e jovens das periferias é a motivação de todo o nosso trabalho. A maior parte dessas ferramentas já estão sendo usadas em sala de aula, por alunos e professores. A determinação é verificar onde há problema nessa distribuição e agir. Nenhum desperdício de recurso público será tolerado”, afirma o prefeito.

O grupo tem início imediato, e foram determinadas vistorias nas escolas, a partir da segunda-feira, 12, quando reabrem após o feriado. Em 10 dias será apresentado relatório das ações já executadas e plano de trabalho para as demais providências. Melo já autorizou a liberação de R$ 3,5 milhões para que as direções das escolas tenham autonomia em realizar reparos na infraestrutura, com suporte técnico do comitê gestor. 

“A Secretaria Municipal de Educação (Smed) adquiriu 25 mil computadores Chromebooks do Google, dos quais mais de 20 mil já estão distribuídos e em uso por alunos e professores”, afirma a secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa. Ainda foram comprados telas interativas, óculos inteligentes para alunos e professores com deficiência visual, mesas interativas e livros didáticos. Os processos respeitaram a lei de licitações e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as equipes das escolas receberam capacitação para utilização. A rede pública municipal atende 70 mil crianças e adolescentes em 98 escolas municipais e 217 entidades parceiras.

 

Carolina Seeger

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes