Prefeito e primeira-dama participam de drive-thru solidário do Dia do Orgulho LGBTQI+

28/06/2020 17:22
Anselmo Cunha / PMPA
Executivo
Prefeito observou que o evento foi transformado em um ato de solidariedade, carinho e doação

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a primeira-dama Tainá Vidal participaram, na manhã deste domingo, 28, do drive-thru solidário, no Parque Farroupilha (Redenção), em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, a tradicional Parada Gay ganhou novo formato para marcar a data sem aglomerações.  

Os organizadores aceitaram a sugestão da prefeitura e promoveram um ato solidário. Tendas para receber as doações foram montadas na Redenção, na rótula próximo à avenida Setembrina. Até o início da tarde, foram arrecadadas mais de 5 mil peças de agasalhos, cobertores e alimentos. 

“Tradicionalmente, teríamos hoje uma homenagem orgulho gay, mas em virtude da pandemia o evento foi transformado em um ato de solidariedade, carinho e doação. A parada se reinventa e, na mesma data e no mesmo local, todo amor do mundo para todos os porto-alegrenses”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

 “Estamos aqui unidos pelo amor. Neste momento tão delicado pelo qual estamos passando, esta ação é mais um gesto de solidariedade deste grupo que tem todo o meu respeito e admiração e é de extrema importância para a nossa Porto Alegre. Obrigada comunidade LGBTQI+ por abraçar também a nossa campanha do agasalho”, destaca Tainá. 

Anselmo Cunha / PMPA
Executivo
Até o início da tarde, foram arrecadadas mais de 5 mil peças de agasalhos, cobertores e alimentos

Há um ano, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ passou a ser incluído no calendário de datas comemorativas de Porto Alegre para conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao preconceito. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Flores, reforçou a importância da iniciativa. “Com eventos como esse é que chegamos ao nosso objetivo, que é atender as pessoas que mais precisam, a população vulnerável da nossa Capital. Quem agradece é aquele que precisa”, reforça  Itacir. 

O coordenador da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Dani Boeira, afirmou que essa iniciativa é de humanização. “Estamos reinventando a Parada LGBTQI+, trazendo solidariedade, empatia e mais amor às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, observa.

Também estiveram presentes a Miss Trans Diversidade de Porto Alegre, Bruna Ferraz, as apresentadoras das duas paradas da Capital, Glória Cristal e Charlene Voluntaire, além de representantes e apoiadores da classe LGBTQI+.

Quarentena - Os agasalhos arrecadados serão encaminhados para quarentena e ficarão por 14 dias no posto de triagem. Após, serão separados e entregues a quem precisa. Alimentos, cestas básicas e material de limpeza serão doados à comunidade e aos artistas LGBTQI+, que neste momento estão sem renda.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.  

 

Luciana Mismas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes