Prefeito formaliza adoção da Orla do Guaíba pela Uber

31/08/2018 13:40
Luciano Lanes / PMPA
EXECUTIVO
Cidade vence paradigmas para avançar no interesse público, afirma Marchezan

“Porto Alegre está vencendo paradigmas para avançar no interesse público”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior durante assinatura do termo de adoção da Orla do Guaíba na manhã desta sexta-feira, 31, pela empresa Uber. “Passamos muito tempo sem fazer nada pela Orla do Guaíba, porque alguém do passado disse que não poderia ser feito. Temos milhares de decretos que emperram o crescimento da cidade que precisamos rever”, completou. Durante a cerimônia realizada na área adotada foi entregue uma instalação conhecida como selfie point, local onde os frequentadores podem posar para fotografias, em um monumento símbolo da cidade e com vista do Guaíba. 

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, destacou que este tipo de iniciativa é fundamental para entregar à população locais públicos de qualidade. “Um projeto moderno como este é importante em termos sociais, ambientais e econômicos. Sem recursos públicos, estamos proporcionando à população um local limpo, seguro e com uma infraestrutura de qualidade”, afirmou. A partir de agora, a Uber fica responsável pelos serviços de conservação da área, que inclui paisagismo, gramados e canteiros; limpeza e recolhimento de lixo; zeladoria e limpeza de banheiros e vestiários; e manutenções corretivas no piso. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, lembrou que com estas atribuições passando para a iniciativa privada, outras áreas de Porto Alegre serão beneficiadas. “As equipes que realizavam a limpeza e varrição do local poderão ser deslocadas para outros pontos. Isto significa pelo menos 30 quilômetros a mais de vias atendidas na Capital”, exemplificou.

Além do parque da Orla, fazem parte da adoção pela Uber a praça Júlio Mesquita, as rótulas do Gasômetro e das Cuias, e o canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, acredita que o processo representa uma mudança na cultura da cidade. “Porto Alegre começou a entender o potencial que tem as parcerias para a cidade. Uma obra que nasceu cheia de polêmicas está sendo entregue com unanimidade”, lembrou.

O vereador João Carlos Nedel, que é presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), comemorou a assinatura do contrato. “Este tipo de inciativa incentiva o turismo de lazer e devolve a autoestima da população”. O vice-prefeito Gustavo Paim lembrou, ainda, que o sucesso do local, demonstrado desde a inauguração, em junho, mostra o anseio da população por locais públicos de qualidade. “Durante um inverno rigoroso a Orla tem recebido 50 mil pessoas em um fim de semana. Esta é uma mudança cultural da nossa cidade, que está ocupando espaços com qualidade e segurança”, disse.

Luciano Lanes / PMPA
EXECUTIVO
Na cerimônia foi entregue um selfie point, onde os visitantes podem posar para fotos

Além do selfie point, foram instaladas placas informativas sobre as obras de arte já existentes no parque, como o mirante "Olhos Atentos", e placas de divulgação da marca Uber, previstas como contrapartidas da adoção. O gerente-geral da Uber para a Região Sul, Fábio Plein, anunciou que, na próxima fase de intervenções, a Orla ainda ganhará novos bancos, balizadores indicando a distância na pista de caminhada e totens com carregadores de celular por energia solar. "Para nós, a oportunidade de adotar esse espaço é uma forma de celebrar junto com a população este novo momento da relação da cidade com o Guaíba", afirmou. 

A nova orla do Guaíba foi entregue à população no dia 29 de junho. Batizada de Orla Moacyr Scliar, o espaço conta com ciclovia e passeio público, mirantes, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, bares e um restaurante panorâmico.

Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; o secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; o secretário adjunto de Parcerias Estratégicas, Fernando Dutra; diretor de Promoção Econômica, Luís Antônio Steglich Costa; diretor de Turismo, Roberto Snel; diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin; diretor de Esportes, Celso Piaseski; diretora administrativo e financeiro da EPTC, Milene Hartmann, vereador Felipe Camozzato; ex-secretário de Relações Institucionais e Articulação Política, Kevin Krieger; presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin Filho; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Maria Fernanda Tartoni; diretor do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Edemir Simonetti; diretor comercial da empresa Melnick Even, Carlos Augusto Rosa, o vice-presidente de Marketing e Mídia do Sport Club Internacional, Otávio Rojas e a representante da OAB, Marília Longo do Nascimento.

Leia mais: Prefeito oficializa permissionários dos bares 2 e 3 da Orla

Denise Righi