Prefeito recebe alunos que vão representar o Brasil no mundial de robótica nos Estados Unidos

12/04/2023 12:08
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Equipe foi classificada para a competição após ter vencido a etapa nacional, em novembro, em Curitiba

Os alunos da equipe de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, visitaram o Paço Municipal nesta quarta-feira, 12, e foram recebidos pelo prefeito Sebastião Melo. Lara Hoffmann, Vitor Machado, Nathalya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabrielli Welter vão embarcar para os Estados Unidos na madrugada da próxima terça-feira, 18. 

Os "Lobóticos", como são chamados, serão os únicos brasileiros presentes na First Lego League, competição mundial de robótica, que ocorre entre os dias 19 e 22 de abril, em Houston, no Texas. Juntamente com a professora Cristiane Pelisolli Cabral e com a diretora Andréa Brush, os estudantes foram homenageados pela Prefeitura de Porto Alegre.

"Que orgulho estes estudantes estão dando para a nossa cidade! É emocionante vê-los nos representando nos Estados Unidos. O caminho é este: dar oportunidades para que os talentos se desenvolvam. Ficaremos na torcida para que voltem com boas experiências e ainda mais esperança de um mundo melhor" - Prefeito Sebastião Melo.

A equipe foi classificada para a competição após ter vencido a etapa nacional, em novembro, em Curitiba (PR). A logística para a viagem aos Estados Unidos foi viabilizada pela prefeitura, com um investimento de R$ 140 mil. A iniciativa teve o apoio de entidades e empreendedores, como Instituto Jama, Grande Loja Maçônica do RS, Federasul, World Soluções Educacionais , Defesa Civil do Estado do RS, Colégio Militar de Brasília, Fundação John Deere, Câmara Texana / Rsx Global, Consulado Americano e Polícia Federal. Também foi realizada uma vaquinha on-line pelos pais e pela comunidade escolar.

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, esse trabalho mostra a importância da educação atualizada aos conceitos do século 21, do pensamento computacional e da consciência coletiva de cidadania, porque os alunos trabalham com os recursos da tecnologia para construir soluções aos desafios reais da comunidade local. "É um exemplo rico da educação que dá certo."

 

Júlio Lemos

Andrea Brasil