Prefeito recebe comissão de moradores do Morro da Cruz 

25/02/2022 21:29
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Sebastião Melo reforçou determinação da prefeitura em resolver abastecimento de água na região

A convite do prefeito Sebastião Melo, a comissão de moradores do Morro da Cruz foi recebida para reunião com a equipe da prefeitura nesta sexta-feira, 25, na sede da Siqueira Campos, 1.300, 14º andar. O encontro foi dedicado a alinhar as informações e avançar em definições sobre as medidas adotadas para enfrentar o problema de abastecimento de água na região. 

A reunião iniciou com um balanço por parte da prefeitura do que foi feito na região desde o início da força-tarefa nos altos do Morro da Cruz, dia 18 de fevereiro. Depois, os representantes da comunidade também falaram, a fim de esclarecer dúvidas e alinhar as principais demandas dos moradores. 

“Começamos esse processo no diálogo olho no olho e é importante alinharmos essa parceria para que não haja ruídos. Não podemos perder o foco do interesse coletivo, que é resolver o problema de abastecimento de água dos moradores. É somando esforços que vamos avançar”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. 

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, explicou que medidas estão sendo tomadas para reforçar o abastecimento da região, como o aumento da demanda energética para aumentar a capacidade das bombas que levam água até o topo do morro. O processo torna-se complexo na medida em que a pressão do sistema pode provocar uma sobrecarga nas regiões onde a água chega normalmente, o que pode provocar alagamento. 

Conforme ele, é preciso um equilíbrio para que nenhuma região seja prejudicada. “O Dmae está trabalhando em três planos - de curto, médio e longo prazo. De curto prazo é seguir instalando essas caixas d’água e seguir fazendo as melhoras pontuais, como não deixar vazamento, conseguir o melhor desempenho possível da bomba. De médio prazo, a gente está conseguindo fazer os projetos das redes formais para acabar com as mangueiras e a gente vai conseguir levar a água em rede formal de forma pensada e calculada para todas as residências. Já de longo prazo, estamos planejando um novo sistema de distribuição de água a partir do sistema de bombeamento da Cristiano Fischer, para que a gente consiga vencer os mais de 230 metros de altura para onde temos que levar a água”, explica. 

Em relação à construção de bases para as caixas d’água dos moradores, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, esclareceu que a prefeitura e comunidade precisam se unir num esforço conjunto para que toda a operação seja possível. “É preciso ressaltar que a maioria dos integrantes da comissão de moradores está colaborando para que possamos fazer o trabalho no menor tempo possível. Porém, nossa equipe está deslocada para o Morro da Cruz, deixando serviços em outras partes da cidade em aberto. Neste sentido, é preciso que todos colaborem na instalação das caixas”, afirma. 

Quando a reunião já estava se encaminhando para o final, Zalmir Chwartzmann, ex-presidente e atual conselheiro do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon - RS) anunciou que a entidade vai ajudar na operação. “Conseguimos mão de obra para a construção de bases de caixas d’água para 50 casas. Mas esse esforço precisa ser feito em conjunto com a comunidade”, explica. 

Também participaram da reunião os vice-líderes do governo na Câmara Claudia Araújo e Hamilton Sossmeier e os vereadores Jonas Reis, Jesse Sangali, Bruna Rodrigues e Aline Kerber.

Divulgação / PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Trabalho intenso e mobilização no Morro da Cruz

Força-tarefa - Desde o dia 18 de fevereiro, a prefeitura está no Morro da Cruz trabalhando para melhorar o abastecimento de água para a população. Para possibilitar a implementação de ações mais ágeis e eficazes, foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo um decreto de emergência para a região no dia 10 de fevereiro. Também foi criada uma comissão, representada por uma força-tarefa da prefeitura, parceiros voluntários (como o SengeRS) e moradores.

Além do uso de caminhões-pipa, a prefeitura adquiriu 400 caixas d’água que estão sendo distribuídas para os moradores cadastrados  juntamente com material para instalação. Em casos excepcionais, a prefeitura auxilia na instalação e construção de bases para os equipamentos.

Além das caixas nas residências, a prefeitura trabalha na instalação de duas caixas de 15 mil e uma de 20 mil litros d’água (cada) em uma área no topo do Morro da Cruz, que deverão atender, pelo menos, 90 famílias. A base em concreto que receberá os reservatórios de grande porte já foi construída, porém é necessário aguardar o tempo de cura do concreto para que possa suportar o peso de aproximadamente 50 toneladas. 

O Dmae informa que no momento da ligação das caixas distribuídas na rede, muitas vezes não formais, de abastecimento, será revisada a estrutura para verificar alguma necessidade de reforço.
 

Divulgação / PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Colaboração entre comunidade, parceiros voluntários e prefeitura para a instalação de caixas d'água

Os números do trabalho da prefeitura no Morro da Cruz

- 613 cadastros realizados em residências da região. Nesses cadastrados foram verificados que 222 casas possuíam caixa d’água e 391 não possuíam;

- 400 caixas d’água foram adquiridas e 100 delas já entregues a moradores;

- 140 sacos de areia e 68 sacos de cimento de 50 kg cada distribuídos;

- 5 mil tijolos distribuídos;

- 8 sacos de brita;

- Força-tarefa conta com mais de 40 pessoas da prefeitura;

- 15 veículos utilizados (entre caminhões-pipa, retroescavadeiras, caminhões de carga, caçambas, caminhonetes e veículos terceirizados);

- Desde o dia 18 de fevereiro, foram oferecidos 172 almoços para quem está se mobilizando a colaborar com os trabalhos na região. 

 

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes