Prefeito solicita que MP centralize na PGM pedidos de informação sobre Covid-19
Em ofÃcio encaminhado nessa quarta-feira,10, ao procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o prefeito Nelson Marchezan Júnior solicitou a criação de um canal único para interlocução entre o MunicÃpio e o Ministério Público, a fim de otimizar a gestão de recursos humanos na tarefa de responder à s demandas administrativas do MP relacionadas à Covid-19. A Assessoria para Assuntos Especiais e Institucionais da Procuradoria-Geral do MunicÃpio (PGM) será responsável por centralizar e padronizar todos os procedimentos que garantam a eficiência dos atos administrativos municipais durante a pandemia da Covid-19.
Somente nos últimos 12 meses, o MunicÃpio identificou o recebimento de 4.844 notificações (ofÃcios, recomendações, pedidos de informações etc) dos ministérios públicos Estadual, Federal, do Trabalho e de Contas. Dentre esses, 4.152 tiveram origem no Ministério Público Estadual. Desde o dia 16 de março de 2020, a prefeitura recebeu 169 notificações dos ministérios públicos diretamente vinculadas a polÃticas públicas e atos municipais de combate à Covid-19 – algumas delas, inclusive, com objeto idêntico ou semelhante, mas oriundas de promotorias diferentes e que chegaram por canais diversos.
A proposta do MunicÃpio visa à colaboração institucional mútua para o enfrentamento da pandemia, por meio do aprimoramento da eficiência no atendimento à s solicitações do Ministério Público – especialmente neste momento de crise sanitária, econômica e fiscal, em que há deslocamento das forças de trabalho do MunicÃpio para concentrar esforços no combate à propagação do vÃrus e aos efeitos sociais e econômicos da Covid-19.
Cabe ressaltar que, quando embasadas em critérios técnicos e cientÃficos, as recomendações, sejam do Ministério Público ou de qualquer outra instituição, são extremamente benéficas para colaborar na tomada de decisão da administração municipal em medidas de controle sanitário e epidemiológico.
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia.
Â
 Â
Â
Fabiana Kloeckner