Prefeito vistoria melhorias na orla do Lami e anuncia reforço no transporte da região

31/12/2021 10:34
Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Prefeito aproveitou a visita para dar uns mergulhos nas águas do Lami

Na manhã desta sexta-feira, 31, o prefeito Sebastião Melo vistoriou as melhorias que estão sendo feitas na Orla do Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), revitalizou os espaços de lazer com a manutenção e instalação de novos brinquedos, pintura de bancos, cercamento de quadras esportivas, pintura de goleiras, instalação de postes para rede de vôlei e renovação da areia da quadra.

“Comecamos o ano em vistoria aqui no Lami e encerramos nesse belo espaço público. A prefeitura está trabalhando para melhorar a estrutura e qualificar a região, para que as famílias aproveitem em segurança. Que todos saibam cuidar e manter para juntos avançarmos ainda mais” - Prefeito Sebastião Melo

O passeio da orla também passou por reparos e 95 novas lixeiras foram instaladas. Além disso, foram removidas as antigas churrasqueiras e instaladas 55 novas. O investimento em serviços foi de aproximadamente R$ 231 mil.

Outro ponto qualificado foi a iluminação pública da região, com o suporte da concessionária IPSul. Nesse sentido, também foram realizadas podas preventivas de árvores para melhorar a luminosidade das vias e evitar que galhos encostem em fios de alta tensão.

Durante a visita ao Lami, Melo confirmou que o transporte coletivo será reforçado na região, com a criação, por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de quatro novas linhas especiais (confira mais informações abaixo). Elas vão operar aos finais de semana para atender os passageiros que pretendem aproveitar as praias do extremo Sul da Capital. O atendimento começa nesse sábado e vai até o início de março. O valor da tarifa será o mesmo das demais linhas de ônibus da cidade.

Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Revitalização da região contou com instalação de novos brinquedos, pintura de bancos, entre outras medidas

Mais reformas - A prefeitura também trabalhou durante o mês de dezembro na revitalização das guaritas de salva-vidas. O serviço deve ser concluído nas próximas semanas. Dois sanitários da Praia do Lami também estão passando por reforma. As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão fazendo a substituição de portas quebradas, caixas de descarga, revestimentos danificados e pintura predial. A previsão é que o serviço fique pronto ainda em janeiro.

Outros dois banheiros deverão ser reformados a partir do mês de fevereiro. A SMSUrb está providenciando a contratação de banheiros químicos provisórios, no período das obras.

Está programada para as primeiras semanas de janeiro a manutenção do corrimão do Pontilhão do Manecão para garantir a segurança das pessoas que precisam usar a estrutura.

Condições de banho - De acordo com o terceiro relatório de balneabilidade de praias, dos seis pontos analisados no Lami e Belém Novo, cinco possuem águas próprias para banho. O documento, elaborado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), aponta que apenas um ponto, no Belém Novo, segue impróprio. A divulgação da balneabilidade seguirá até março de 2022.

Belém Novo

  • Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – águas impróprias para banho
  • Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – águas próprias para banho
  • Posto 3 (Praia do Veludo, avenida Pinheiro Machado em frente à praça) – águas próprias para banho

Lami

  • Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas) – águas próprias para banho
  • Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – águas próprias para banho
  • Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao nº 510) – águas próprias para banho

Chuveiros recuperados - O Dmae recuperou 15 chuveiros para uso público que estão distribuídos ao longo da Orla do Guaíba. Toda a estrutura metálica foi refeita e houve ajustes nas tubulações, a fim de corrigir a vazão e a pressão da água dos chuveiros. O Dmae investiu aproximadamente R$ 45 mil nas melhorias.

Localização dos chuveiros 

  • 5 no Lami
  • 4 em Belém Novo
  • 4 em Ipanema 
  • 2 no Parque Marinha do Brasil
Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Relatório de balneabilidade aponta cinco pontos com águas próprias para banho

Limpeza - As Orlas de Lami e Belém Novo recebem capina e roçada mensalmente. A avenida Beira Rio em toda sua extensão recebeu capina e roçada na última quarta-feira, 15. A equipe do DMLU faz a remoção de resíduos diária em toda extensão da avenida Beira Rio. São feitas remoções de junco, galhos, limpeza no entorno das churrasqueiras e quiosques. A varrição nas orlas do Lami e Belém Novo é diária.

Para este verão foram colocados 10 tonéis para coleta de resíduos na orla de Belém Novo e 10 tonéis na orla de Lami. O meio-fio da avenida Beira Rio no Belém Novo já foi pintado e o meio-fio da avenida Beira Rio no Lami deverá receber pintura nos próximos dias.

Transporte - Para oferecer à população melhor acesso para a praia do Lami, a EPTC inicia neste final de semana a Operação Verão no transporte coletivo, com quatro linhas especiais. A operação prossegue até 6 de março. Agentes de fiscalização de transporte da EPTC vão monitorar o atendimento aos usuários para ajustes, se necessário. 

No sábado, 1, começa o atendimento das linhas 398.7 Pinheiro / Lami / Verão, aos sábados, domingos e feriados, com tabela aberta, de acordo com a demanda e saída da Parada 1 da Lomba do Pinheiro.

Com circulação aos domingos e feriados, outras três linhas vão participar da Operação Verão, a partir do dia 1º, feriado de Ano Novo: 212 Restinga/ Lami, tabela fixa, saída da avenida Nilo Wulff, bairro Restinga; 269.3 Praia Operação Veraneio, tabela aberta, com saída da avenida Salgado Filho, Centro, até o Lami, via Belém; 269.4 Operação Lami, tabela aberta, com saída da avenida Salgado Filho, Centro / Praia, via Estrada Edgar Pires de Castro. O terminal das quatro linhas no Lami fica localizado na estrada Otaviano José Pinto, nas proximidades da rua Luís Vieira Bernardes.

Além dos ônibus especiais, a região conta com atendimento regular das linhas 267.1 e 267.2 Lami (via Belém Novo), A74 Canta Galo/Extrema, D67 Direta Lami via Belem Novo, e R67 Rápida Lami via Belém Novo. Somadas, as linhas tem, em média, 144 viagens por dia, transportando 5.782 passageiros. 

Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android. Mais informações pelo fone 118.

 

Dayanne Rodrigues e Gustavo Roth

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes