Prefeitura acolhe famílias para dar continuidade às obras no Dique do Sarandi

30/06/2025 17:21

A situação das famílias que ainda vivem às margens do Dique do Sarandi foi discutida em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 30, no Centro Administrativo Municipal, que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e de representantes de diversos órgãos da prefeitura. O encontro teve como objetivo avaliar os encaminhamentos finais em relação ao acolhimento das famílias que permanecem no local e o avanço das obras para a recomposição do dique. 

Conforme o último levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), das sete famílias que permaneciam no local até a última semana, três já realizaram a mudança. Entre as quatro famílias que ainda estão na área, três têm previsão de mudança para os dias 2 e 3 de julho, conforme acordado com as equipes técnicas do Demhab. A última família será acolhida nas Casas Modulares, uma alternativa habitacional disponibilizada pela Prefeitura de Porto Alegre quando não possuem outra opção de moradia.

Obras - A reconstrução do Dique do Sarandi foi retomada na última sexta-feira, 27 - um dia após a autorização da Justiça, que havia suspendido as intervenções em março. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o trabalho tem como foco a demolição de residências já desabitadas e o recolhimento dos resíduos oriundos da limpeza do terreno.

A previsão é de que esta fase dure ao menos duas semanas. Na sequência, o Dmae dará início à execução do projeto geotécnico de recomposição da estrutura. Ele consiste na retirada do material inadequado, acumulado ao longo dos anos, e reconstrução do dique por meio da compactação de camadas de argila, ao longo de 300 metros. Com isso, será atingida a cota de 5,8 metros de proteção.

Um terceiro trecho do dique, com mais de dois quilômetros de extensão, precisa passar pelo mesmo processo. O início das obras, neste caso, depende do acolhimento de mais de 500 famílias.

Cindy Vitali e Aristoteles Junior

Bianca Dilly