Prefeitura amplia Operação Inverno para atender população durante frente fria

27/07/2021 07:53
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito, acompanhado do vice e da primeira-dama, detalhou ações do município na tarde desta segunda-feira

Diante da previsão de avanço da frente fria em Porto Alegre, a prefeitura montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a força-tarefa entre as secretarias está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 novas vagas no Gigantinho a partir desta terça-feira, 27. A mobilização tem a parceria do Exército, do Sport Club Internacional, Associação da Classe Média (Aclame) e de uma rede de apoiadores da sociedade civil que irá viabilizar refeições.

“As equipes já estão com um bom trabalho estruturado na Operação Inverno. Agora estamos reforçando as medidas diante da previsão de frio intenso, somando esforços com parceiros da cidade, para dar oportunidade de acolhimento e alimentação nesta fase mais aguda do inverno” - Prefeito Sebastião Melo.

O Gigantinho está sendo estruturado com camas cedidas pelo Exército, kits de higiene doados pela Associação da Classe Média (Aclame) e uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital. Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha do POA que Doa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama.

As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.

Conforme previsão do Inmet e Somar, nesta semana uma frente fria avança no Estado. Para esta segunda e terça-feira há previsão de chuva, com queda da temperatura a partir de quarta-feira. Há indicativo de frio intenso, com mínimas podendo chegar a 2°C.

Como vai funcionar o plano emergencial para frente fria:

Acolhimento no Gigantinho:
- 100 novas vagas
- Camas cedidas pelo Exército
- Kits de higiene doados pela Aclame - Associação da Classe Média: lençol, toalha, sabonete, escova e pasta de dentes e pente
- Três refeições diárias: mobilização  dos movimentos e grupos de voluntariado, com grade organizada de entregas de quentinhas
- Teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19 para toda a população de rua que ingressar
- Vacinação das pessoas que não estiverem imunizadas
- A Unimed disponibilizou uma ambulância que ficará à disposição para atendimento no Gigantinho, nas noites de acolhimento, das 19h às 7h.

Demais vagas disponíveis:
- 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada

Reforço no atendimento:
- Extensão do horário de abordagem: 12 equipes do Ação Rua até as 21h, por 4 dias (mais de 120 profissionais envolvidos)
- Busca ativa das 21h às 2h, com 4 equipes circulando em veículos
- Toda a madrugada: 3 equipes motorizadas dos albergues, no atendimento por acionamento da Guarda Municipal, EPTC e pelo 156 - opção 7
- Equipes do Samu em contato direto com a ronda noturna para atendimentos necessários

Estrutura atual:
- 1.822 vagas: abrigos, repúblicas, casas lares, residencial inclusivo e instituição de longa permanência
- 3 Centros POP de Atendimento diário à população de rua (atendimento, plano de restauração, alimentação, banho, assistência e oficinas)
- 4 restaurantes populares: 1.100 refeições por dia
- 12 equipes de abordagem social (Ação Rua)
- 125 trabalhadores em todos os territórios da cidade diariamente

Como ajudar -  As doações podem ser  feitas através do Movimento "Poa que Doa", programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta das doações.

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes