Prefeitura avança com proposta na negociação da política salarial

26/07/2023 16:57
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou discussão para complementar vencimentos abaixo do mínimo nacional

Na tarde desta quarta-feira, 26, o prefeito Sebastião Melo recebeu novamente a direção do Sindicato dos Municipários (Simpa) no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela para diálogo sobre a política salarial. Em retorno aos pleitos apresentados na reunião do dia 3 de julho, o prefeito apresentou nova proposta à categoria.

A gestão pretende conceder os 3,71% restantes da reposição da inflação de 5,79%, referente a 2022, em parcela no mês de agosto. A primeira do reajuste (2,5%) foi paga em 30 de junho, juntamente com o aumento de 10% no vale-alimentação, ambos retroativos a maio. Anteriormente, a intenção era pagar o restante em dois momentos: agosto (1,8%) e outubro (1,385%). 

O Município propôs ainda a criação de parcela de complementação para os servidores com vencimento básico inferior ao salário mínimo nacional. “Apesar de ninguém receber efetivamente menos que o salário mínimo, consideramos o pleito da categoria. Avançamos na construção de uma complementação para os cerca de 1,4 mil que possuem o básico inferior, que será enviada à Câmara se aprovada pelos municipários”, afirmou o prefeito. 

Além do documento com os dois itens que serão avaliados em assembleia na próxima semana, ficou acordado na reunião que os servidores integrarão a comissão da prefeitura que trabalha na contratação de outro plano de saúde ao funcionalismo. Conforme o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, os municipários poderão contribuir na elaboração do edital para qualificar o atendimento e ampliar a abrangência dos serviços de saúde. O contrato com o atual prestador será prorrogado até a conclusão da nova contratação, para garantir a cobertura aos credenciados. 

Histórico - Além da reposição da inflação nos salários nos dois anos de política salarial, a gestão soma 37,5% de aumento no vale-alimentação, que chegou a R$ 695 mensais, com ganho real aos servidores. No dia 17 de julho, pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura antecipou a primeira parcela do 13º salário. A medida abrangeu mais de 34 mil servidores ativos e inativos da administração direta e da indireta.

Também participaram da reunião os secretários de Governança, Cássio Trogildo, adjunto da Fazenda, Jonas Machado, e a procuradora-geral adjunta de Pessoal e Serviços Públicos, Juliana Cucchiarelli.  

 

Carolina Seeger

Cristiano Vieira