Prefeitura determina fechamento preventivo de comportas do Guaíba

25/09/2023 13:20
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebasti√£o Melo coordenou reuni√£o emergencial na manh√£ desta segunda-feira

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do vice Ricardo Gomes, coordenou reunião extraordinária com Defesa Civil e órgãos de serviços da prefeitura, na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro Administrativo Municipal. Foi determinado o fechamento preventivo do sistema de comportas do Guaíba. A medida é para evitar que a área central alague caso o nível do lago chegue aos 3 metros.

Ser√£o fechados oito dos 14 port√Ķes. Outros seis que j√° s√£o fechados permanentemente ser√£o refor√ßados com 2¬†mil sacos de areia. A equipe do Departamento Municipal de √Āgua e Esgoto (Dmae) vai iniciar a opera√ß√£o √†s 14h pelo port√£o 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS).

‚Äú√Č uma a√ß√£o preventiva. N√£o podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitiga√ß√£o de danos e alinhados com o Estado e demais √≥rg√£os parceiros diante da previs√£o do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta est√£o refor√ßadas e mobilizadas para atender a popula√ß√£o e poss√≠veis ocorr√™ncias‚ÄĚ ‚Äď ¬†Prefeito Sebasti√£o Melo.

A decisão foi tomada por conta dos alertas de temporais nos próximos dias, com previsão de até 100 milímetros na terça-feira, 26. Além disso, na quarta-feira, 27, o vento sul deve atuar em direção à Capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.

Abrigos ‚Äď Para refor√ßar o atendimento e acolhimento de desabrigados, o prefeito determinou a prepara√ß√£o do abrigo do Gin√°sio do Departamento Municipal de Habita√ß√£o (Demhab), localizado no bairro Santana, com capacidade para 80 vagas. O Gin√°sio Gigantinho, junto ao Est√°dio Beira-Rio, tamb√©m ser√° vistoriado em caso de necessidade de mais espa√ßo ou transfer√™ncia de pessoas abrigadas na Regi√£o das Ilhas.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 43 pessoas acolhidas no bairro Arquipélago. A Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, recebe 28 - sendo 11 adultos, sete adolescentes e dez crianças. Já a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, acolhe 15 pessoas: oito adultos, três adolescentes e quatro crianças.

A prefeitura avalia ainda parceria com Organiza√ß√£o da Sociedade Civil (OSC) para presta√ß√£o de servi√ßo voluntariado e atendimento em albergues e restaurantes populares da Capital. Tamb√©m foi discutida a possibilidade de comprar vagas tempor√°rias para animais desabrigados em abrigos. O pr√≥ximo passo ser√° um chamamento p√ļblico e avalia√ß√£o de or√ßamentos.

Doa√ß√Ķes ‚Äď Alimentos n√£o perec√≠veis, kits de higiene e limpeza e ra√ß√Ķes para os animais¬†podem ser doados na recep√ß√£o do Centro Administrativo Municipal (rua Jo√£o Manoel, 157), de segunda a sexta, das 9h √†s 17h.

Defesa Civil - A Defesa Civil atua no bairro Arquipélago com o objetivo de encaminhar as pessoas que residem nas áreas de risco aos abrigos administrados pela prefeitura. O órgão monitora, ainda, o nível do Lago Guaíba e os impactos da cheia nas zonas Sul e Norte da Capital.

CEIC-POA - O Centro Integrado de Coordena√ß√£o de Servi√ßos (CEIC-POA) permanece mobilizado no acompanhamento da evolu√ß√£o das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. N√£o foram registradas novas demandas de a√ß√Ķes integradas at√© as 11h desta segunda-feira.

Mobilidade - A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) segue monitorando os quatro pontos de bloqueio por alagamento registrados nesta segunda-feira, sendo tr√™s na Zona Sul e um no bairro Arquip√©lago. S√£o eles: avenida Gua√≠ba x avenida Guaruj√°; rua Jacipuia x rua dos Guenoas; e avenida Presidente Vargas. H√°, ainda, um ponto com ac√ļmulo de √°gua na avenida Gua√≠ba, 12.692.

Sa√ļde - A Unidade de Sa√ļde Ilha da Pintada est√° fechada nesta segunda-feira em decorr√™ncia do alagamento das ruas localizadas no entorno. N√£o h√° previs√£o de retomada das atividades no local. O √Ēnibus Fique Sabendo est√° estacionado no p√°tio da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e √© a alternativa para atendimentos de sa√ļde.

Habitação - Equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) estão percorrendo nessa segunda-feira, 25, diversos pontos considerados áreas de muito alto risco para conscientizar às famílias que procurem abrigo durante as fortes chuvas. As áreas visitadas foram: Beco do Adelar, Vila dos Sargentos, Beco da Morte, Travessa São Luís e Beco Guajuviras.

EPTC informa desvio de tr√Ęnsito para fechamento de comportas¬†

Manuela Kuhn

Lissandra Mendonça