Prefeitura e Sinduscon entregam 31 moradias no bairro Glória
A Prefeitura de Porto Alegre e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) realizaram, nesta segunda-feira, 8, a entrega de 31 unidades habitacionais na rua Pedro Boticário, no bairro Glória. O ato contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo. .
As casas foram doadas ao município pelo Sinduscon-RS, como parte de uma iniciativa voltada à reconstrução e ao apoio às populações mais vulneráveis diante dos recentes desastres naturais. O Prefeito Sebastião Melo agradeceu a parceria.
“A vida só faz sentido se for comunitária, e essa entrega simboliza isso, a união entre prefeitura, entes privados e comunidade em prol do bem comum. Temos um desafio habitacional imenso que vai ser enfrentado com responsabilidade” - prefeito Sebastião Melo.
Das 31 famílias que receberam as chaves, 15 vêm de áreas atingidas pela enchente e 16 do bairro Glória, todas selecionadas pelas equipes técnicas do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). As unidades foram destinadas a famílias afetadas tanto pela enchente quanto por outros eventos climáticos que impactaram a cidade.
O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, agradeceu às instituições parceiras, aos associados e à equipe do sindicato, que se dedicaram com compromisso e sensibilidade. “Desde o início das enchentes, a empatia com as famílias atingidas nos motivou a colocar toda a nossa expertise à disposição do poder público. Este projeto nos mostrou que somente a união e a verdadeira parceria têm força para enfrentar desafios desse tamanho.”
Esforço coletivo - O diretor-geral do Demhab, André Machado, destacou a urgência do atendimento habitacional às famílias atingidas. “Desde junho de 2023 estivemos na João Betencourt, na Agulhas Negras e na Dallas, acompanhando famílias que tiveram suas casas destruídas ou prejudicadas. Esse trabalho de reconstrução é fruto de um esforço coletivo entre o poder público e a iniciativa privada.”
Entre as beneficiadas está Tatiana Silva Oliveira, moradora do Beco Guajuviras há onze anos. Sua casa foi atingida por deslizamentos em 2022 e 2023, quando uma árvore caiu sobre o quarto da filha de onze anos, episódio que ela nunca esqueceu. “Uma das coisas que minha filha mais pergunta é quando vai ter um novo quarto e agora vamos conseguir realizar”, ressaltou.
As novas moradias modulares têm 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, vaga para veículo e pátio na frente e nos fundos, onde há uma área de serviço coberta. As famílias também receberam equipamentos domésticos que foram doados para auxiliar no recomeço. As unidades habitacionais foram produzidas pela empresa 3I Brasil + CMC Modular.
Programa Porto Alegre – O Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática articulou, em conjunto com o Demhab, o projeto para construção das casas por meio de doação. O Termo de Cooperação, assinado entre o Sinduscon-RS, a Associação Sul Rio Grandense da Construção Civil e Prefeitura, permitiu o investimento de R$ 6 milhões em infraestrutura (terraplenagem, fundações, rede de água, esgoto e energia) no terreno, e a produção das 31 casas com banheiro em concreto armado industrializado e os demais módulos em painéis steel frame.
“Identificamos todos os atores necessários, numa importante parceria entre o Poder Público e a Iniciativa Privada. Despertamos o senso de pertencimento, de colaboração”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e coordenador-geral do Escritório da Reconstrução, Germano Bremm.
Tatiana Bandeira
