Prefeitura encaminha revitalização do prédio da antiga Smic

25/01/2021 15:37
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Parceria entre prefeitura e universidade objetiva tornar o local um polo de tecnologia e inovação

Apesar de estar localizado na rua da Inovação, o prédio que abrigava a antiga Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic), entre a avenida Osvaldo Aranha e o Túnel da Conceição, está abandonado há quatro anos. Para mudar esse quadro, uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul está sendo criada com o objetivo de tornar o local um polo de tecnologia e inovação.

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Sebastião Melo e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da Ufrgs, Geraldo Jotz, encaminharam um acordo para que o espaço seja revitalizado e utilizado pela universidade em parceria com a prefeitura.

“Queremos dar vida ao prédio e fomentar a inovação. É um ótimo e bem localizado espaço público que não pode permanecer do jeito que está” - Prefeito Sebastião Melo.

Segundo o pró-reitor, após a recuperação do prédio, o local se tornaria sede do Pacto Alegre - iniciativa que une as universidades de Porto Alegre, poder público e sociedade - e abrigaria também a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e o Núcleo de Inovação da Ufrgs. “Queremos que a cidade esteja envolvida naquele prédio, que se tornará uma referência de inovação e tecnologia”, garantiu Jotz.

A ideia é estabelecer com a Ufrgs uma cessão de uso do espaço por 25 anos, com a universidade colaborando em cursos, formação virtual em EAD para professores das redes básicas, entre outras contrapartidas. De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, esse é um problema antigo e que precisa ser resolvido o quanto antes. “A nossa intenção é dar celeridade ao processo. Pedimos que sejam incluídos cursos de qualificação aos servidores, em parceria com a Escola de Gestão”, reforçou o secretário.

Na quarta-feira, 27, será feita uma vistoria no prédio para avançar nas questões técnicas da recuperação estrutural pelas equipes da Ufrgs e da prefeitura.

 

 

Bruno Bertuzzi

Elisandra Borba