Prefeitura entrega obra de revitalização da Unidade de Saúde Asa Branca
A Prefeitura de Porto Alegre entregou na manhã desta quarta-feira, 16, a obra de revitalização da Unidade de Saúde Asa Branca, no bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. A unidade, que atende mais de 5 mil pessoas da região, esteve funcionando em espaços alternativos desde a enchente de maio de 2024 e passou por melhorias estruturais que garantiram o retorno às atividades com mais conforto, acessibilidade e segurança para os pacientes e profissionais. Participaram do ato o prefeito Sebastião Melo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e lideranças comunitárias.
A reforma teve investimento de R$ 137.723,17, foi executada através da Santa Casa, que faz a gestão da unidade junto à Secretaria Municipal de Saúde, e concluída na última sexta-feira, 11. Já na segunda-feira, 14, o serviço atendia pacientes no local. O objetivo da intervenção foi possibilitar a retomada das atividades após a mesma ter ficado submersa durante 30 dias em 2024.
“A revitalização da Unidade de Saúde Asa Branca, além de ser um marco importante para a população da Zona Norte, é uma ação que reforça o compromisso da gestão de entregar as obras de recuperação dos espaços impactados pela enchente. Também investiremos na ampliação da unidade para garantir o acesso qualificado à saúde para mais pessoas da comunidade” – Prefeito Sebastião Melo.
Entre os principais serviços realizados estão a substituição de marcos, portas e guarnições internas, reconstrução das redes elétrica e lógica, instalação de novo sistema de alarme, desobstrução da rede de esgoto, troca de divisórias internas por gesso acartonado, nova iluminação com luminárias e lâmpadas, troca do piso cerâmico por porcelanato e recuperação de rebocos, forros e pintura interna. A unidade oferta atendimentos comuns à atenção primária como acolhimento, consultas médicas e de enfermagem, vacinação e atendimentos domiciliares e demais procedimentos de enfermagem.
Durante a entrega, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou que a revitalização faz parte de um conjunto de ações para retomar de forma plena a rede de atenção primária da Capital. "Nosso compromisso é garantir espaços adequados, acessíveis e acolhedores para quem depende do SUS. Essa entrega é resultado de planejamento e investimento público em saúde básica, que é a porta de entrada do sistema", afirmou.
A ação integra o plano de qualificação das unidades básicas, com prioridade para aquelas que foram impactadas pelas enchentes de 2024. Além da Asa Branca, outras unidades seguem em obras ou com projetos em andamento para garantir que todos os territórios tenham acesso digno ao cuidado.
Estrutura provisória - Entre julho e 27 de dezembro de 2024, os atendimentos à população foram realizados em tendas do Sesi instaladas no pátio da Escola Miguel Velasquez. A partir de 3 de janeiro de 2025, os atendimentos passaram a ocorrer em container e estrutura provisória nos fundos do prédio da unidade. Essa estrutura foi utilizada até 11 de julho deste ano. No período, a equipe realizou 12.393 atendimentos e aplicou 904 vacinas. Atualmente, a equipe é composta por um médico, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem e duas agentes comunitárias de saúde.
Lissandra Mendonça